NOTÍCIAS
23/12/2015 12:08 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Susan Sarandon dá boas-vindas aos refugiados que chegam à Grécia

susansarandon

O dia está ensolarado e o vento acalmou em Lesbos. Um bom dia para a chegada dos barcos.

Um grupo de voluntários espanhois em jet skis guia os barcos de borracha, enquanto nós acenamos da praia. Eles os levam para um lugar onde se possa desembarcar com segurança.

Assistência médica, cobertores, meias e roupas secas, chá quente e suco os aguardam. Me passam uma menininha que conseguiu ficar seca – só seus pés estão molhados. A princípio ela está com medo, mas a sede é ainda maior. Ela acaba com o suco de caixinha.

susan

Susan Sarandon dá suco para uma refugiada de 5 anos em Lesbos, Grécia

Tiro os sapatos e as meias molhadas dela, esquento seus pés e coloco novas meias. O nome ela é Semihan. Ela é iraniana e tem 5 anos.

A mãe se junta a nós, tímida e abalada. Ela está acompanhada pelo marido e dois filhos.

Percebo que ela está tentando se manter sob controle. Quando cruzamos nossos olhares, toco o ombro dela e digo numa língua que ela não entende que estou feliz por ela ter chegado sã e salva. Com esse pequeno gesto de bondade, ela começa a chorar.

susan

Susan Sarandon dá boas vindas para uma iraniana de 5 anos que acaba de chegar à ilha de Lesbos, Grécia

A abraço e também choro, porque também tenho dois filhos e uma filha. Não consigo imaginar o desespero que leve uma pessoa a achar que entrar num barco desses possa ser uma boa ideia.

Quem são esses refugiados? De onde eles vêm? O que os trouxe até aqui? Para onde eles vão? Vim para ouvir as histórias e entender.

Espero que possa ajudá-los a ter uma voz, para que nós entendamos. Entendamos que “essas pessoas” são como a gente, só querem segurança para seus filhos. Querem que eles tenham futuro.

susan

Susan Sarandon e outros voluntários dão boas vindas para um barco de refugiados em Lesbos, Grécia

susan


susan


susan


susan


susan


susan


O RYOT (http://www.ryot.org/) e o The Huffington Post se uniram para criar “A Travessia”, uma série de reportagens imersivas apresentada por Susan Sarandon que conta a crise dos refugiados na Grécia.

Acompanhe nosso Snapchat (@HuffPost) e o Instagram do The World Post (@WorldPost) para a cobertura dessa semana, e volte para ver filmes de realidade virtual sobre as pessoas que fazem a perigosa jornada do Oriente Médio em direção a um lugar mais seguro.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: