NOTÍCIAS
18/12/2015 16:59 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

7 dicas para sobreviver ao verão MAIS QUENTE de todos os tempos

Divulgação

Prepare o protetor solar e a garrafinha de água, pois o próximo verão tem tudo para ser um dos mais quentes que o Brasil já enfrentou.

"Geralmente prevemos o clima mais quente em uma região ou outra, mas dessa vez acontecerá no Brasil inteiro", diz o meteorologista Fabiano Silva do Instituto Nacional de Meteorologia.

De acordo com o especialista, as temperaturas podem chegar a dois ou três graus acima da média da estação. Acredite: isso significa muito calor.

Essa análise é baseada no estudo do El Niño, fenômeno que altera a temperatura dos oceanos e que é também um dos principais condicionantes da previsão climática. Em 2015, ele segue forte. “O ápice acontecerá de novembro a janeiro de 2016", afirma Silva.

Para que você possa aproveitar a estação do calorão com saúde do início ao fim - seja na praia, na piscina, no campo ou na laje de casa - destacamos a seguir 7 recomendações práticas feitas por especialistas da área de saúde.

Preparado? Tome nota!

1. Siga o conselho de Pedro Bial


Sim, a recomendação do Bial não sai de moda nunca. Para evitar as indesejáveis queimaduras e o fim antecipado do seu verão, use um filtro solar adequado para a sua pele antes de qualquer exposição ao sol. Fique sempre na sombra entre 10h e 16h. Isso também evitará que você sofra problemas de pele.

2. Beba água, muita água, MUITA MESMO

Quando se fala em calorão, logo vem à lembrança a triste palavra desidratação. Pois bem, para fugir desse quadro, especialistas recomendam a ingestão de, no mínimo, DOIS LITROS DE ÁGUA diariamente. Um copo cheio a cada duas horas, mesmo que não se sinta sede, também é recomendado.

3. Mexa-se. Agora!


Altas temperaturas podem provocar inchaço nos membros inferiores. A prevenção para esse problema? Não fique muito tempo sentado ou parado. Faça algum exercício físico simples. Caminhadas breves dentro do trabalho ou de casa, por exemplo, podem ser suficientes.

4. Beba bem, meu bem


Em altas temperaturas, as artérias ficam mais dilatadas e o sangue tem mais espaço para circular, o que geralmente ocasiona queda de pressão. Para evitar esse tipo de problema, especialistas recomendam uma boa hidratação do corpo. Além de água, beba outros líquidos (preferencialmente não alcoólicos), como sucos, chás e isotônicos.

5. Proteja essa boquinha linda


A exposição ao sol pode provocar também o aparecimento de micoses, herpes e brotoejas. Urgh! Para se se prevenir, use um bom protetor labial com filtro solar. É recomendada a reaplicação dele várias vezes ao dia.

6. Abandone o jeans, por favor


Quer fugir do mal estar no verão? Use roupas leves. Tecidos como algodão e malha, por exemplo, facilitam a circulação sanguínea. Evite peças apertadas e tecidos sintéticos. Ah! Cores claras também ajudam a refrescar.

7. Como o dia inteiro \o/


O calor em excesso pode inibir a fome, mas ficar muitas horas sem comer ser muito ruim para o organismo. Por isso, especialistas recomendam a ingestão de alimentos leves a cada três horas. Verduras, frutas, carnes grelhadas e saladas são os alimentos mais indicados para o verão.

Anotou? Então vai lá aproveitar o sol, meu amor!


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: