NOTÍCIAS
09/12/2015 16:36 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:40 -02

Cunha, o intocável: Votação contra ele é adiada pela SEXTA vez

DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Os aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conseguiram, pela sexta vez, adiar a votação do relatório que pede abertura da investigação contra o peemedebista por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética.

Desta vez, o presidente da Casa contou com a ajuda do vice-presidente Waldir Maranhão (PP-MA), que, em uma decisão da Mesa Diretora - presidida por Cunha - decidiu pela troca do relator, em resposta a um pedido de ordem do deputado Manoel Júnior (PMDB-PB).

O deputado, aliado de Cunha, questionou a imparcialidade do deputado Fausto Pinato (PRB-SP), argumentou que ele é do mesmo bloco partidário do presidente da Casa.

Com isso, Pinato foi destituído do cargo. Imediatamente, o presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA), nomeou o deputado Zé Geraldo (PT-PA). O petista disse que adotaria o mesmo relatório de Pinato.

Todo esse processo de anúncio da decisão da Mesa e escolha do novo relator gerou um enorme tumulto na comissão.

O INFERNO É O LIMITEÉ inimaginável o que está acontecendo agora no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Na iminê...

Posted by Chico Alencar on Quarta, 9 de dezembro de 2015


Novos nomes

Araújo então decidiu fazer um novo sorteio de três membros da comissão para que um deles seja escolhido relator. Araújo terá que decidir entre Léo de Brito (PT-AC), Marcos Rogério (PDT-RO) e Sérgio Brito (PSD-BA).

O nome do novo relator será anunciado na quinta-feira (10).

“Não vou colocar em risco uma decisão que o Brasil espera, que eu tenho que tomar”, disse Araújo.

A comissão foi marcada por uma série de manobras de aliados de Cunha para adiar mais uma vez a votação do relatório de Pinato. Dois pedidos de adiamento foram votados nesta quarta-feira (9). Houve empate e nos dois casos o presidente da colegiado foi responsável pelo desempate e decidiu por não adiar.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: