MUNDO
26/11/2015 17:43 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

Olimpíada? Eleitores de Hamburgo, na Alemanha, vão decidir no voto se a cidade entra na disputa

AFP via Getty Images
Supporters of Germany's football team wave flags as they watch the match against Australia on giant screens during the public viewing event in the northern German city of Hamburg on June 13, 2010, the day of the 2010 FIFA World Cup tournament start for the German team in Durban, South Africa. AFP PHOTO / FABIAN BIMMER (Photo credit should read FABIAN BIMMER/AFP/Getty Images)

Os moradores das cidade de Hamburgo vão às urnas neste domingo para decidir se querem que o município siga concorrendo para receber os Jogos Olímpicos de 2024. Os alemães já oficializaram a candidatura junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI), mas podem voltar atrás se esse for o desejo da população.

Também os habitantes de Kiel, nos arredores de Hamburgo, têm direito a voto, uma vez que será nesta cidade que serão realizadas as provas de vela caso a candidatura alemã seja a vencedora.

Há dois anos, Munique também fez um referendo para perguntar à população se desejava uma candidatura para os Jogos de Inverno de 2022, ideia rejeitada por 51,2% dos habitantes da cidade. Entre as alegações, destaca-se o alto custo da iniciativa. Depois, Pequim venceu a eleição contra Almaty.

Mais de 1,3 milhões de pessoas estão elegíveis para votar no referendo de domingo, mas cerca de 40% desses votantes já depositaram suas escolhas por correio. A expectativa é que a candidatura seja aprovada.

Além de Hamburgo, também Roma (Itália), Paris (França), Budapeste (Hungria) e Los Angeles (EUA) apresentaram candidatura. A escolha da sede dos Jogos de 2024 vai acontecer somente em setembro de 2017. Este é o primeiro processo depois da instauração da Agenda 2020.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: