NOTÍCIAS
22/11/2015 12:21 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:32 -02

Bruxelas permanece em alerta máximo em meio aos temores de ataque terrorista

JOHN THYS via Getty Images
Police officers and a soldier stand on the Grand Place in Brussels on November 22, 2015. The Belgian capital was locked down for a second day on November 22 with police and troops on the streets as the authorities hunted for several suspects linked to the Paris attacks. Belgian officials were due to meet later to decide whether to extend the security alert in Brussels, imposed over fears jihadists were plotting similar strikes to the attacks in Paris which left 130 people dead on November 13. AFP PHOTO / JOHN THYS (Photo credit should read JOHN THYS/AFP/Getty Images)

O alerta de terrorismo que parou parcialmente Bruxelas entrou em seu segundo dia. O ministro do Interior da Bélgica, Jan Jambon, afirmou que a ameaça no país era maior do que apenas a caçada por um suspeito de envolvimento nos ataques de Paris.

Durante o final de semana, as autoridades belgas enviaram tropas, fecharam o sistema de metrô e pediram que lojas e cafés permanecessem fechados, após elevar o alerta de terror da cidade para 4, o maior patamar.

O Centro de Crises da Bélgica está programado para reavaliar o nível de terror no final da tarde deste domingo (22). Jambon atribuiu, em parte, o alerta elevado e a grande atividade policial devido a procura por diversos suspeitos de terrorismo na cidade.

"Sabemos que há diversos suspeitos - por isso também pedimos por uma grande concentração de forças", disse o ministro para um canal de televisão belga.

As autoridades estão à procura de Salah Abdeslam, que é suspeito de ter alugado um carro usado nos ataques em Paris. Dois outros homens, Hamza Attou e Mohamed Amri, foram presos após levar Abdeslam de volta para a Bélgica após sair de Paris. Um dos homens afirmou que talvez Abdeslam estivesse carregando explosivos e estava pronto para se detonar.

O impacto do alerta máximo de terror foi menos noticiado neste domingo, quando a maioria do comércio na capital do país está geralmente fechado. O sistema de metrô deve reiniciar na manhã de segunda-feira.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: