NOTÍCIAS
16/11/2015 22:16 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02

Deep Green divulga alerta global sobre desastre de Mariana

GILSON BORBA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O coletivo de resistência Deep Green divulgou um alerta global sobre o desastre de Mariana. Em um texto escrito pela mineira Cyntia Beltrão, o rompimento das duas barragens que deixaram pelo menos nove mortos, 15 desaparecidos e mais de 600 desabrigados é tratado como o possível maior desastre ambiental da história do País.

O texto ressalta que a Samarco, mineradora responsável pelas barragens, é controlada pela BHP e pela Vale, antiga Vale do Rio Doce, em referência ao rio que foi afetado.

Cyntia Beltrão reports from Brazil on what may be the country’s worst environmental disaster ever, at the Samarco open...

Posted by Deep Green Resistance on Quinta, 12 de novembro de 2015


Segundo a autora do alerta, o objetivo é chamar atenção do público internacional para fazer pressão sobre as empresas.

“Precisamos fazer muito barulho ou o rio Doce vai morrer e com ele toda a bacia ao redor, um prejuízo ambiental inédito para o país com consequências climáticas ainda imprevisíveis. Em Bento Rodrigues existia uma cooperativa tocada por mulheres que produzia geleia de pimenta biquinho. Elas já estavam prontas para exportar a produção, estavam felizes com isso. Era uma atividade sustentável, local. Agora está tudo destruído e essas mulheres estão sem suas casas, sem seu meio de subsistência", disse ao HuffPost Brasil.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: