NOTÍCIAS

Voluntários aceitam ficar gripados em troca de dinheiro

11/11/2015 16:29 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
James Darell via Getty Images
girl blowing nose with tissue

Um grupo de voluntários aceitou receber uma dose do vírus da gripe em troca de 5.500 dólares (cerca de 20.600 reais) para participar de um experimento realizado pelo centro pesquisa hVIVO, em Londres, na Inglaterra.

De acordo com Cyrus Ghobado, pesquisador de virologia da institutição, o objetivo do estudo é analisar os efeitos do vírus no corpo humano - desde gripes comuns até as mais graves.

"Queremos saber exatamente quando e como se dá uma infecção viral e quanto tempo leva para as pessoas se recuperarem dela", disse à rede BBC.

Durante o experimento, os participantes deverão permanecer isolados em um quarto, com direito a refeições e internet gratuita. As doses do vírus serão administradas em pequenas quantidades através do nariz.

Os sintomas devem começar a aparecer, em média, 48 horas depois e os voluntários poderão ficar isolados por até duas semanas e meia.

"Temos uma equipe de cientistas altamente experiente que testa o vírus de uma forma muito controlada, a tal ponto que eles estão cientes dos tipos de sintomas que cada voluntário deve desenvolver", explicou Ghobado, à BBC.

O único contato que os participantes poderão ter com o mundo exterior será pela internet.

Além disso, durante o período de isolamento, as únicas pessoas que eles irão conviver serão os funcionários do centro -- devidamente protegidos com roupas especiais para evitar infecções.

As principais justificativas dadas pelos voluntários para participar da pesquisa são: necessidade de ganhar dinheiro extra o apoio ao desenvolvimento de novos medicamentes devidamente testados antes de serem liberados ao público.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: