NOTÍCIAS

Quem usa transporte público para trabalhar é mais saudável, revela estudo

10/11/2015 14:47 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Paul Bradbury via Getty Images
Woman listening to headphones in train station

Mais um motivo para preferir o transporte coletivo: segundo um novo estudo japonês, quem vai trabalhar de ônibus ou trem tem MUITO menos chance de ter problemas cardíacos do que quem vai de carro.

A pesquisa, apresentada durante uma convenção da American Heart Association neste domingo (8), cruzou dados médicos de pessoas que iam trabalhar de ônibus, de trem, de carro, a pé e de bicicleta.

Fatores de risco como sexo, idade, tabagismo e outros hábitos foram ponderados. No total, 5.908 adultos foram entrevistados.

O resultado: usuários de transporte coletivo apresentaram um risco 27% menor de sofrer de hipertensão do que os usuários de carro.

No caso da diabetes, a diferença foi maior: chances 34% menores. Já em relação ao sobrepeso, os índices foram 44% menores entre os passageiros de trem e ônibus.

Surpreendentemente, o transporte público também se mostrou uma opção ligeiramente mais benéfica do que bicicleta e caminhada para o trabalho.

O palpite dos pesquisadores para o resultado é que a maior parte dos passageiros só opta pela bicicleta ou pela caminhada quando o trajeto é muito curto, o que faz com que eles acabem caminhando mais quando pegam ônibus ou metrô.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: