NOTÍCIAS

Como o Legado de Violência de Pablo Escobar Motiva as Guerras entre Cartéis Hoje - Parte 2

10/11/2015 16:49 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Eric VANDEVILLE via Getty Images
COLOMBIA - FEBRUARY 01: Pablo Escobar, the godfather of the Medellin Cartel in Colombia in February , 1988. (Photo by Eric VANDEVILLE/Gamma-Rapho via Getty Images)


Pablo Escobar foi o mentor do tráfico de drogas e do narcoterrorismo na Colômbia nos anos 80. Ele transformou a cidade de Medellín na capital mundial da cocaína e desbravou um modelo que quase todas as grandes organizações criminosas viriam a adotar mais tarde.

Há países ao redor do planeta que ainda sofrem com as consequências do reinado de Escobar, 20 anos após sua morte – de matadores de aluguel treinados para compor seu exército de pistoleiros menores de idade a laboratórios de cocaína em lugares remotos e pistas de pouso clandestinas na selva peruana que ajudam a alimentar a fome do mundo por pó.

Na segunda parte do documentário da VICE (veja aqui a primeira), um antigo pistoleiro de Escobar, Elmo Molina – que hoje ajuda a tirar jovens membros de gangues do ramo do assassinato – nos mostra o submundo do crime em Lima, no Peru.

[Assista ao vídeo aqui]

LEIA MAIS

- Ela tentou dizer 'sim' para todo homem que a abordou na rua por duas semanas

- O problema dos pesticidas para maconha nos EUA: ninguém sabe usar

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: