MULHERES

Google Doodle faz homenagem a Hedy Lamarr, estrela de Hollywood e inventora da primeira rede Wi-Fi (VÍDEO)

09/11/2015 10:11 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Hedy Lamarr, atriz e precursora da tecnologia wi-fi, completaria 101 anos nesta segunda-feira (9). Para homenageá-la, o Google aproveitou para fazer um Doodle incrível que conta, em um minuto, a história da austríaca que chegou a receber o título de "mulher mais bonita do mundo".

Mas não foi só beleza que ela mostrou ao mundo, não.

Usando os princípios de notas musicais no piano, Hedy e o músico George Antheil criaram um sofisticado aparelho durante a Segunda Guerra Mundial que tinha como objetivo causar interferências em rádios para despistar radares nazistas.

O aparelho foi patenteado em 1940 com seu verdadeiro nome, Hedwig Eva Maria Kiesler, e ajudou a criar bases para tecnologias muito conhecidas hoje como BlueTooth, GPS, Wi-Fi e todas as conexões de rede sem fio.

Segundo o The Telegraph, o Doodle tem trilha sonora criada pelo compositor Adam Ever-Hadan; ainda segundo o jornal, a intenção do vídeo foi percorrer a carreira da atriz como se fosse um de seus filmes, além de mostrar sua contribuição para a tecnologia, em uma atmosfera dos anos 40.

Lamarr nasceu em 1914, em Viena, Áustria e, segundo o site Observador, conseguiu o seu primeiro papel aos 17 anos em um filme alemão, em 1933, em que protagonizou o primeiro orgasmo feminino da história do cinema. Ela estreou no cinema norte-americano em 1938 com o filme Argel.

Hedy morreu em janeiro de 2000, em Altamonte Springs, nos Estados Unidos.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: