NOTÍCIAS

11 sinais de que você está perto de ser demitido

03/11/2015 16:08 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Walter Hodges via Getty Images
Older man hiding behind office cubicle

Neste ano de crise, não é difícil citar pelo menos um nome de alguém que perdeu o emprego. De janeiro a setembro deste ano, o País já fechou mais de 657,8 mil postos de trabalho, de acordo com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

A oferta de vagas também não anda nada bem. No final do ano, nove entre 10 empresários não pretendem contratar trabalhadores temporários -- o que significa que apenas 24 mil temporários serão empregados em todo o Brasil neste fim de ano.

Mas, como saber se você será o próximo na fila do seguro-desemprego? O site Business Insider entrevistou especialistas em Recursos Humanos e eles citaram alguns sinais no mundo corporativo que indicam -- na maioria das vezes -- que você está na berlinda.

Veja abaixo quais são eles e se você já deve atualizar seu currículo e seu networking:

1. Você recebeu uma (duas ou três) avaliação negativa

Uma avaliação ou feedback negativo não quer dizer que você será demitido, mas mostra que você tem algum problema no trabalho ou com seus superiores.

"Dependendo de como foi sua primeira avaliação negativa, você pode ter outra chance de mostrar que vai melhorar sua performance. Mas, se houve mais de uma avaliação ruim, pode ser um grande sinal de que seu emprego está em risco", conta Michael Kerr, especialista da área de RH.

2. Está mais difícil ou impossível acessar determinados programas, sistemas ou documentos

Segundo o site, se, de repente, você não consegue mais acessar programas, sistemas ou documentos importantes para a empresa, ou se você deixou de ser chamado para importantes reuniões ou incluído em e-mails, fique atento.

Segundo Kerr, pode ser apenas problemas técnicos e de gestão que não têm a ver com você, mas também pode ser que seus superiores estejam perdendo confiança em você, fazendo que fique de fora das novidades da empresa.

3. Seu trabalho está se tornando uma missão impossível

Se antes você recebia instruções e apoio para seguir o projeto, agora concluir um projeto está impossível. Kerr explica que pode ser que você esteja sendo "configurado para falhar". "Às vezes, isso se deve à uma liderança ruim. Mas, outras vezes, indica que a empresa pode estar querendo se livrar de você e, por isso, precisa de provas."

4. Seu chefe já te "alertou" mais de uma vez

Alertas formais nunca são um bom sinal. Pelo contrário, esteja atento se seu chefe te alertar verbalmente, por e-mail e mais de uma vez.

5. A relação com seu chefe está se deteriorando

Vocês costumavam ter uma boa relação, amigável e de cooperação, mas isto vem mudando. Em vez disto, a relação tem diversos atritos e ela se tornou tóxica e até constrangedora (ele te ignora, por exemplo).

6. O trabalho começa a desaparecer

Se você anda sem muito trabalho ou se os melhores projetos são repassados para outras pessoas, isto é um mau sinal.

7. Seu chefe começou a "pegar no seu pé"

Se, de repente, seu chefe começou a te encher de perguntas sobre o andamento do seu trabalho e a te monitorar, desconfie.

8. Você tem menos responsabilidades

Você sente que você é "menos importante" para a empresa? Sente que ganha menos responsabilidades e projetos? Isto também um sinal de alerta, segundo os especialistas.

9. Você nota mais fofocas e comportamentos estranhos de seus colegas de trabalho

Desconfie se seus colegas de trabalho começam a ter comportamentos estranhos, evitam você e fofocam mais. Provavelmente algo está rolando.

10. Seu superior se reporta diretamente aos seus subordinados

Este sinal é similar ao aquele que você sente que está sendo deixado de lado.

11. Seu chefe deixou de perguntar sua opinião sobre tomada de decisões

Se seu superior costumava pedir opiniões sobre decisões para a empresa e deixou de fazer isto, pode ser uma mau sinal.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: