NOTÍCIAS

Como o legado de Pablo Escobar ainda causa guerras entre cartéis (VÍDEO)

30/10/2015 19:48 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Eric VANDEVILLE via Getty Images
COLOMBIA - FEBRUARY 01: Pablo Escobar, the godfather of the Medellin Cartel in Colombia in February , 1988. (Photo by Eric VANDEVILLE/Gamma-Rapho via Getty Images)

Pablo Escobar foi o mentor do tráfico de drogas e do narcoterrorismo na Colômbia nos anos 80. Ele transformou a cidade de Medellín na capital mundial da cocaína e desbravou um modelo que quase todas as grandes organizações criminosas viriam a adotar mais tarde.

Há países ao redor do planeta que ainda sofrem com as consequências do reinado de Escobar, 20 anos após sua morte – de matadores de aluguel treinados para compor seu exército de pistoleiros menores de idade a laboratórios de cocaína em lugares remotos e pistas de pouso clandestinas na selva peruana que ajudam a alimentar a fome do mundo por pó.

Na primeira parte do nosso documentário dividido em três capítulos, conversamos com dois agentes do DEA (a agência norte-americana de combate ao narcotráfico) que passaram anos perseguindo o esquivo rei da coca e se tornaram a base da série Narcos, da Netflix.

[Assista ao vídeo aqui]

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: