NOTÍCIAS
28/10/2015 16:13 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Família de detenta que deu à luz sozinha no Rio só soube de nascimento do bebê nesta semana

Estadão Conteúdo

A família de Bárbara Oliveira de Souza, detenta que deu à luz sozinha na Penitenciária Talavera Bruce, no Rio de Janeiro contou ao jornal Extra que só foi informada do nascimento da bebê no começo desta semana, 15 dias depois do parto.

Nesta terça-feira (27), após a notícia ganhar repercussão, a Secretaria de Estado Administração Penitenciária (Seap) emitiu uma nota afirmando que a mulher estava em isolamento por causa de crises de abstinência, decorrentes do uso de crack. Segundo a família, Bárbara sofre de esquizofrenia, e não recebe os remédios necessários na prisão.

A secretaria também informou que a grávida, sem consciência, entrou em trabalho de parto, mas quando a criança nasceu, os inspetores perceberam o fato e a detenta foi levada às pressas a um hospital.

De acordo com o relato da Vara de Execuções Penais (VEP), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que também pediu o afastamento da diretora da Penitenciária Talavera Bruce, Andreia Oliveira, e da sub-diretora do local, a história não foi bem assim.

“Consta que a presa teve o bebê no isolamento e, mesmo com os gritos de outras detentas pedindo ajuda, ela só saiu com o bebê já no colo, com o cordão umbilical pendurado. Isso é de uma indignidade humana inaceitável”, criticou o juiz Eduardo Oberg, titular da VEP. Segundo ele, a diretora negou ocorrido, mas foi desmentida.

Apesar de o presídio dispor de uma unidade materno-infantil, onde mãe e bebê podem permanecer juntos por até 6 meses, a Seap disse que a decisão de separar a mãe do filho recém-nascido foi determinada pela 4ª Vara da Infância e Juventude e do Conselho Tutelar, porque a presa tentou agredir o bebê.

Segundo o relato da família da presa publicado pelo Extra, uma tia de Bárbara foi ao abrigo municipal visitar o bebê, e pretende solicitar a guarda da criança. A detenta foi colocada novamente na solitária.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: