COMPORTAMENTO
28/10/2015 14:58 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Atriz Letícia Sabatella revela ter sido assediada sexualmente aos 12 anos: 'Nojo daquilo'

Estadão Conteúdo/Arquivo

Aos 12 anos. Foi com essa idade que a atriz Letícia Sabatella foi assediada sexualmente pela primeira vez, assim como várias outras mulheres que também compartilharam sua história com a hashtag #primeiroassédio no Twitter.

A campanha foi criada pelo coletivo feminista Think Olga depois de uma participante de 12 anos do MasterChef Júnior sofrer assédio nas redes sociais. Letícia compartilhou sua história em um post no Facebook. "Quando o vi desaparecer da minha vista, corri até minha casa, coração a mil, um nojo daquilo, a minha forma de medo", escreveu.

Leia o relato completo:

Eu devia ter 12 anos. Voltava de ônibus da aula de Ballet, no Teatro Guaíra. Descia na rua da minha casa, umas duas...

Posted by Leticia Sabatella on Quarta, 28 de outubro de 2015


A hashtag foi lançada na quarta-feira (21) e até a meia-noite de domingo (25), ela foi replicada mais de 82 mil vezes, entre tweets e retweets. Os dados são do Think Olga, que ainda analisou um grupo de 3.111 histórias compartilhadas no Twitter e chegou à constatação de que a idade média do primeiro assédio é de 9,7 anos.


No texto "quando uma menina de 12 anos no MasterChef Jr desperta o desejo de homens adultos precisamos falar sobre a cultura do estupro", publicado no Brasil Post, a jornalista Carol Patrocínio levantou o enorme problema desta questão:

"É importante falar sobre a cultura do estupro. Ela anda nas entrelinhas de muitos discursos. Ela caminha ao lado da ideia de que homens não conseguem conter seus instintos. Ela está totalmente ligada ao falso consenso que poderia dar uma criança. Ela é reforçada pela infantilização de mulheres adultas. A impunidade é sua melhor amiga e a culpabilização da vítima sua principal arma."

No Twitter, ainda é possível compartilhar histórias. Você viveu algo parecido? Divida a sua história com a hashtag e NÃO silencie este tipo de violência: ‪#‎PrimeiroAssedio‬.

LEIA MAIS:

- Quando o #PrimeiroAssédio silencia todos os outros

-#PrimeiroAssédio: Mulheres compartilham no Twitter primeira vez que sofreram assédio

- Quando uma menina de 12 anos no MasterChef Jr desperta o desejo de homens adultos precisamos falar sobre a cultura do estupro

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: