NOTÍCIAS
26/10/2015 10:17 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Terremoto de magnitude 7.5 mata dezenas no Afeganistão e no Paquistão

A MAJEED via Getty Images
Pakistani paramedics treat a girl injured in an earthquake at a hospital in Peshawar on October 26, 2015. At least 17 people including eight children were killed in Pakistan when a 7.5 magnitude quake struck in Afghanistan October 26, officials said. AFP PHOTO / A MAJEED (Photo credit should read A Majeed/AFP/Getty Images)

Um forte terremoto atingiu o nordeste do Afeganistão nesta segunda-feira e enviou ondas de choque que foram sentidas na Índia e no Paquistão, resultando em ao menos 29 mortos.

O tremor se situou a 213 quilômetros de profundidade e 254 quilômetros a nordeste da capital afegã, Cabul, em uma área remota do Afeganistão, na cordilheira Hindu Kush.

O Serviço Geológico dos EUA inicialmente estimou a intensidade do terremoto em 7,7, mas depois revisou o número para 7,5.

Doze meninas morreram em um tumulto ao tentarem escapar de uma escola na cidade afegã de Taloqan, no norte, enquanto cinco pessoas foram mortas na província oriental de Nangahar, disseram autoridades.

No noroeste do Paquistão, pelo menos 12 pessoas foram mortas, incluindo uma na cidade de Peshawar, de acordo com funcionários do governo.

Prédios também tremeram por mais de um minuto na capital indiana, Nova Délhi, levando os funcionários dos escritórios a correr para as ruas.

O sismo ocorreu seis meses depois de o Nepal sofrer seu pior terremoto já registrado, em 24 de abril, seguido de um outro tremor, em maio, o que causou a morte de 9 mil pessoas e destruiu ou danificou 900 mil casas.

Essa região montanhosa é sismicamente ativa e as movimentações tectônicas no subcontinente indiano podem causar enorme e destrutiva liberação de energia.

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu no norte do Paquistão pouco mais de uma década atrás, em 8 de outubro de 2005, matou cerca de 75 mil pessoas.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: