NOTÍCIAS

Parabéns, Pelé! 10 fotos em preto e branco F*DAS que ilustram a majestade do rei do futebol

23/10/2015 17:05 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Ninguém fez mais pelo futebol do que Pelé.

Para quem não viu ou não se interessa pelo assunto, seus 1281 gols em 1363 jogos e as três taças da Copa do Mundo já resumem bem o que foi o maior atleta do século 20 dentro das quatro linhas.

Para comemorar os 75 anos de reinado de Edson Arantes do Nascimento, listamos dez imagens icônicas - conhecidas do grande público ou nem tanto - para apresentá-lo com uma ponta de nostalgia e outra de agradecimento.

Se por vezes o Edson escorrega nas palavras, dentro de campo não houve e não há paralelo.

Rei é rei. Pelé é Pelé.



pelé 1


1. O prodígio

O jovem Pelé em sua chegada ao Santos, em 1956. Já em seu segundo ano como atleta alvinegro assustaria o futebol paulista com seu faro artilheiro. Foram 17 gols, tornando-se o mais jovem artilheiro da história da competição.



pelé 2


2. Atleta imparável

Pelé faz alongamento no aquecimento para a disputa de mais um jogo pelo campeonato estadual de São Paulo, em 1958. No auge da forma física era impossível pará-lo. O Rei foi autor de 58 gols, marca jamais superada.



pelé 3


3. Choro de campeão do mundo

Aos 17 anos, Pelé é consolado pelo goleiro Gilmar dos Santos Neves, companheiro da seleção brasileira que acabava de atropelar a Suécia por 5 a 2. O resultado rendeu nossa primeira taça da Copa do Mundo.



pelé 4


4. Celestial em campo

Nos anos 1960, Pelé era o Beatles nacional. Por quer que passasse, as pessoas se acotovelavam para vê-lo.



pelé 5


5. Deixa que eu resolvo

19/07/1971. A data marca o fim da mais gloriosa era para a seleção. Naquela tarde de Maracanã, Pelé pendurava as chuteiras em exibições oficiais com a camisa canarinho.



pelé 6


6. A camisa mais famosa da história do futebol

Cena repetida à exaustão. Soco no alto - a comemoração clássica de Pelé - e o número dez envergado com maestria e genialidade. Só podia dar em aplausos e admiração da torcida. De todas as torcidas. Até das rivais.



pelé 7


7. Todos aos pés do rei

Pelo Santos, Pelé tenta se desvencilhar do goleiro e mais três zagueiros do Guarani, na partida válida pelo Campeonato Paulista de 1969. Não adiantava armar retranca nem caçá-lo. O resultado era sempre o mesmo: gente pelo chão e placar cheio de gols.



pelé 8


8. Artista da bola

Ninguém sofreu tanto com Pelé quanto o Corinthians e seus torcedores. Aqui, em junho de 1969, no Estádio do Morumbi, o rei arma uma bicicleta durante mais uma vitória contra o alvinegro do Parque São Jorge. O resultado? VItória santista, claro: 3 a 1.





pelé 9


9. O milésimo gol

19 de novembro de 1969. Pelé (dir.) chuta para marcar seu milésimo gol numa cobrança de pênalti frente o Vasco da Gama, no Maracanã. Um dos grandes momentos da história do esporte.





pelé 10


10. A maior seleção da história

Antes da partida entre Brasil e Romênia pela Copa do Mundo de 1970, os jogadores da seleção posam para os fotógrafos. Da esquerda para a direita, em pé: Carlos Alberto, Brito, Piazza, Félix, Clodoaldo e Everaldo. Agachados: Jairzinho, Rivelino, Tostão, Pelé e Paulo César Caju. Aquela Copa fez do Brasil o que ele já não é mais hoje: o epicentro do futebol.




SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: