NOTÍCIAS

Atenção: Ponto preto na palma da mão NÃO avisa sobre violência doméstica

20/10/2015 14:50 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Reprodução

A violência doméstica é um assunto seríssimo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é um problema ainda recorrente. E uma campanha que tem circulado online fala justamente sobre isso. É a campanha “Black Dot” (ponto preto). E com base nela surgiu o seguinte texto:

Se você um dia encontrar uma pessoa, que lhe mostre a palma da mão pintada com um ponto preto, não pense duas vezes, por favor ligue imediatamente para a delegacia. Esta pessoa precisa da sua ajuda rapidamente. Na verdade esta é um propaganda chamada de “Black Point”, ela começou na rede social Facebook e é um movimento de massas para reconhecer as pessoas que são vítimas de abusos ou violência doméstica. Este simples ponto preto na palma da mão representa um pedido de ajuda imediato. Você vai ficar indiferente?

Esta pequena dica pode se mostrar muito eficaz para qualquer um que seja vítima de violência doméstica, mostrando que as vítimas estão em perigo de forma rápida e eficaz, sem ter que tomar qualquer ação que poderia chamar a atenção de seu agressor. Já sabe o que fazer, não faça qualquer questão para pessoa que lhe mostrar este sinal, chame um delegado, policial, ou PM.

“O ponto preto na mão permite que aos profissionais saber que você é um sobrevivente de violência doméstica, e que precisa de ajuda, mas não pode mostrar para o seu agressor, que está vendo tudo o que você faz. Em apenas 24 horas, a campanha arrecadou mais de 6000 pessoas em todo o mundo e já ajudou muitas mulheres. Por favor, espalhe esta campanha e publique uma foto com a marca preta em sua mão, para mostrar seu apoio aos sobreviventes de violência doméstica “, disseram os organizadores responsáveis por esta propaganda de sensibilização para combater a violência domestica ou qualquer outro tipo de violência. Vai fingir que não sabe ? Por favor, espalhe esta mensagem par chegar no mundo inteiro!

Então quer dizer que agora devemos avisar a polícia se a gente vir alguém com a palma da mão pintada de preto? Se você usar um pouco de lógica, vai conseguir entender que não. Olha só três pontos:

  • A lógica da campanha é criar uma “mensagem cifrada” para que apenas profissionais entendam que uma mulher está em perigo. Porém, ela pede o compartilhamento massivo da mensagem. Aí fica a dúvida: como que a mensagem vai se tornar massiva e cifrada ao mesmo tempo?

[Continue lendo aqui]


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: