NOTÍCIAS

15 frases budistas para deixar o seu trabalho mais inspirado

19/10/2015 11:07 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Luis Davilla via Getty Images
February 2006. Ranghum, Myanmar. Burmese buddhist monks. (Photo by Luis Davilla/Cover/Getty Images)

Gentileza, equilíbrio, desapego. Você não precisa necessariamente ser budista para enxergar a importância desses valores para a felicidade na vida e na carreira.

De acordo com a Monja Zentchu, professora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, a filosofia ensinada por Buda por volta do século VI a.C. continua fazendo falta na atualidade.

Em tempos de culto excessivo ao trabalho e cargas horárias cada vez mais pesadas, buscar uma rotina equilibrada - ou, como dizem os budistas, trilhar "o caminho do meio” - pode salvar muitos profissionais da estafa.

Lazer e obrigação, em doses sensatas, devem fazer parte do cotidiano de todos. Segundo a Monja Zentchu, trabalhar excessivamente é tão nocivo quanto faltar por uma semana inteira no emprego.

Autoconhecimento

Precisão, moderação e suficiência, aliás, são ideias recorrentes nos ensinamentos budistas. “Em qualquer tipo de trabalho, você precisa ter um olhar correto para empreender a ação correta no momento correto”, diz a professora.

Mas o que seria o correto? Monja Zentchu explica que não existe um padrão estabelecido. Cada indivíduo deve encontrar a forma de agir mais natural e adequada para si, a partir de exercícios de autoconhecimento e meditação.

Nesta galeria, reunimos 15 frases de figuras como Dalai Lama, Buda e Gandhi - que, aliás, se definia como budista, hindu, muçulmano, cristão e judeu.

As lições se relacionam a diversos temas ligados ao mundo do trabalho, como liderança, foco e gestão das emoções. Navegue pelos slides para conhecê-las:

Frases budistas para inspirar seu trabalho

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: