NOTÍCIAS
15/10/2015 19:05 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Tumba de Tutancâmon pode esconder 'câmaras secretas'

ASSOCIATED PRESS

A tumba de Tutancâmon pode estar escondendo um grande segredo.

Autoridades egípcias disseram, no fim de setembro, que há evidência de duas câmaras ocultas atrás das famosas pinturas na tumba – e esperamos que essas câmaras secretas possam ser o túmulo há muito perdido da rainha Nefertiti.

A inspeção desta segunda nas paredes da tumba de 3.300 anos revelou arranhões e outras marcas.

"Isso indica que as paredes oeste e norte do túmulo de Tutancâmon poderiam esconder duas câmaras mortuárias", disse Mamdouh Eldamaty, o ministro de Antiguidades do Egito, à Ahram Online.

Eldamaty visitou a tomba com Nicholas Reeves da Universidade do Arizona, que apareceu nas manchetes do mundo inteiro neste inverno quando disse que uma análise de um escaneamento de alta resolução das paredes do túmulo mostrava evidência de uma passagem escondida.

Reeves acredita que o túmulo da rainha Nefertiti esteja após a parede e que pode estar completamente intacta.

#Tut não basta "@artnet: Será que estamos diante de umas das maiores descobertas arqueológicas de todos os tempos? http://artnt.cm/1WpQZMQ "

10:00 PM - 27 Set 2015

artnet

Depois de inspecionar a tomba pessoalmente, Reeves disse que existem ainda mais evidências de câmaras escondidas.

“O que os meus colegas egípcios descobriram é que existe uma distinta diferença na superfície próxima à parede e a parte central que poderia ser a passagem coberta”, disse Reeves ao National Geographic.

“Ao redor da parede há um reboco fino. É bem arenoso no lugar onde suspeito exista uma passagem.”

A Revista relata que que o material arenoso é do mesmo tipo que o arqueólogo Howard Carter descobriu próximo da outra passagem bloqueada ao revelar a tumba de Tutancâmon em 1922.

Além disso, Reeves disse à Ahram que o teto se amplia depois da tumba nas paredes norte e oeste.

"Tenho certeza absoluta que uma descoberta acontecerá em breve na tumba do Tutancâmon.", disse ele à agência de notícias.

Due to technical difficulties today, Luxor Times were not able to post any of the exclusive footage covering the visit...

Posted by Luxor Times on Segunda, 28 de setembro de 2015

O próximo passo é visitar a tumba com um radar capaz de penetrar o solo e que poderia revelar um espaço oco entre as paredes sem danificar as pinturas.

Eldamaty disse que eles anunciarão os resultados dia 4 de novembro, no aniversário da descoberta da tumba de Tutancâmon.

Ele disse que embora exista evidência das duas câmaras escondidas, ele não acha que a rainha Nefertiti será encontrada em qualquer um dos lados dessas paredes.

"Talvez uma câmara ou um túmulo... algo ali que será incluído na egiptologia, mas eu não concordo muito com ele sobre ser um túmulo de Nefertiti", ele disse ao Luxor Times.

Ele disse que espera que seja Nefertiti, mas notou que não importa o que encontrarem ali escondido pois será "uma descoberta importante".

Escaneamentos de alta resolução analisados por Reeves estão disponíveis online aqui.

(Tradução: Simone Palma)

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.