COMPORTAMENTO

Croácia é o mais novo país a legalizar a maconha para fins medicinais

15/10/2015 20:03 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
LattaPictures via Getty Images
Unrecognizable male wearing lab coat and stethoscope holding pills and marijuana, isolated on white background, selective focus

A Croácia é o mais novo país a legalizar o uso de maconha para fins medicinais para pacientes que sofrem de doenças como câncer, esclerose múltipla ou Aids. A planta não é usada contra as doenças em si, mas para aliviar dores e efeitos colaterais de medicamentos utilizados no combate das doenças.

A legalização passou a valer nesta quinta-feira, mas até o momento nenhum remédio contendo elementos da planta estavam registrados no país, mas oito empresas farmacêuticas devem ser registradas para a manipulação dos elementos. Os pacientes estão liberados para receber até 750 miligramas de Tetraidrocanabinol (THC) por mês.

weed medicine

A nova lei, no entanto, não afeta os demais usos da substância. O plantio e cultivo doméstico da planta, por exemplo, permanecem ilegais.

O país, que é o mais jovem membro da União Europeia, contou com meses de debates e campanhas educativas até que a legalização se tornasse possível.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: