COMPORTAMENTO

11 razões para ter orgulho de ser extrovertido

08/10/2015 14:56 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
iStock

Barulhentos. Ávidos por atenção. Tagarelas.

Os extrovertidos nem sempre têm a melhor reputação. Frequentemente vistos como personalidade "dominadora", eles podem parecer ser mais durões do que sua contraparte, os mais quietos.

Mas assim como os introvertidos se sentem pouco compreendidos, os extrovertidos também estão sujeitos a estereótipos incorretos.

extrovertidos

A verdade é que existe muita coisa por trás da personalidade extrovertida, tagarela demais (ops) e centro das atenções (nem sempre os extrovertidos são a alma da festa). Abaixo estão algumas razões para celebrar ser extrovertido.

1. Você é animado.

É bem possível que você jamais tenha participado de uma festa, concerto ou evento social que não tivesse gostado. E isso não é só por falta de opinião ou preferência: as pesquisas sugerem que os extrovertidos são programados para o entusiasmo. Acontece que no geral eles associam sentimentos prazerosos com o seu ambiente atual, de acordo com um estudo das diferenças neurológicas entre os introvertidos e os extrovertidos.

2. Você é amigo de todo mundo.

Os extrovertidos são por natureza mais simpáticos, o que facilita fazer amizades. Você provavelmente fala com todos na festa ou se apresenta ao novo colega no seu primeiro dia de trabalho. Embora esse tipo de conversa possa ser difícil para alguns introvertidos, que detestam conversa fútil, isso é apenas o seu jeito de tentar criar uma conexão mais profunda.

3. Você é bem antenado.

Será que o projeto está indo bem? Você gostou do trabalho hoje? Você vai falar sobre essas coisas. Por ser alguém que naturalmente "interage com as pessoas" é possível que os extrovertidos consigam notar mais os pequenos detalhes. Mais uma boa notícia? As pesquisas mostram que a extroversão e o estar bem antenado com tudo podem fortalecer o seu sistema imunológico.

4. É bem provável que você seja bem-sucedido no trabalho.

Você não tem medo de fazer o que é preciso no trabalho, nem falar com as pessoas certas para alcançar as suas metas. De fato, pesquisas sugerem que a maioria dos líderes se identificam com os extrovertidos. Você está em boa companhia.

5. Você raramente fica entediado.

Os extrovertidos se alimentam da energia de outras pessoas e do seu meio. É bem provável que as suas noites durante a semana e fim de semana sejam cheias de planos ou atividades que fazem com que você tenha aquela experiência que te deixa eufórico imediatamente. O 'tédio' simplesmente não faz parte do seu vocabulário.

6. O seu comportamento causa a sua felicidade.

Uma pesquisa publicada pela Associação Americana de Psicologia descobriu que quando as pessoas agiam de forma mais extrovertida elas também diziam ser mais felizes. O estudo também descobriu que exibir um comportamento mais extrovertido pode melhorar a sua sensação de bem-estar. Não quer dizer que os extrovertidos sejam mais felizes do que os introvertidos, mas talvez exista uma conexão entre ser mais sociável e a positividade.

7. Você compartilha como se sente.

Os extrovertidos são conhecidos por falarem o que pensam. Isso quer dizer que você revela seus sentimentos em vez de mantê-los bem guardados (que não é exatamente um hábito muito saudável, convenhamos). Clareie a sua mente, livre-se do estresse.

8. Você é o "amigo cupido."

É bem provável que você tenha muitos amigos em grupos diferentes – e nada deixa seus amigos mais felizes do que quando você reúne todos eles. Como os extrovertidos recompõem sua energia se socializando, isso nem é surpresa. Quanto maior o grupo, mais você ficará feliz.

9. Você tem uma curiosidade genuína sobre o mundo e as pessoas.

Dizem que a curiosidade matou o gato, mas isso não é problema para o extrovertido. Nada é inacessível para você que está tentando conhecendo um novo lugar ou fazer um novo amigo. Você tem um apetite insaciável pelo saber e fará muitas perguntas até chegar onde quer.

10. Você consegue lidar com situações sociais difíceis.

Uma sala cheia de estranhos não intimida um extrovertido. Por causa de sua natureza aberta e calorosa você provavelmente é muito bom em eventos ou festas de networking, transformando um evento social meio esquisito em algo mais agradável.

11. E, no fim das contas, você não consegue evitar ser assim.

As pesquisas têm sugerido de forma constante que alguns comportamentos humanos são neurologicamente programados – e a extroversão não é exceção. Não faz sentido lutar contra a biologia. É melhor mesmo aceitar.

Divirta-se à vontade, extrovertido!

(Tradução: Simone Palma)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: