MULHERES

Mulher tem ideia brilhante para 'calar a boca' de homens que fazem 'mansplaining'

05/10/2015 10:56 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Elle Armageddon está aqui para explicar quando estão fazendo mansplaning com você ou não.

Em 14 de setembro, a californiana de 30 anos criou uma espécie de fluxograma ilustrando quando é apropriado "explicar algo para ela".

O fluxograma, intitulado "Você deve explicar isso para ela?" faz perguntas simples como "Você é especialista ou pelo menos conhece bem o assunto?" e a óbvia "Ela perguntou?".

Armageddon disse ao The Huffington Post que sua inspiração para criar a imagem veio depois que um homem sentiu a necessidade de lhe explicar a diferença entre números de rua ascendentes e descendentes.

Dois dias depois do encontro com o homem que tentou lhe explicar endereços de rua, Armageddon desenhou seu fluxograma e tuitou a imagem. O tuíte rapidamente viralizou, sendo retuitado mais de 1.500 vezes e mencionado outras dezenas.

#Ficaadica: se você é um homem me explicando como devo lidar com homens me explicando coisas, você não está realmente ajudando.


Embora Armageddon não tenha mencionado especificamente os homens em seu fluxograma, ela disse ao The Daily Dot: "reparei que um número desproporcional de explicações não solicitadas (e na maioria das vezes incorretas) que recebo parecem vir de homens". Isso não foi uma surpresa.

Em uma reviravolta irônica, logo depois que Armageddon tuitou a imagem, homens no Twitter começaram a explicar (leia-se: mansplaning) a Armageddon seu fluxograma.

"Não tenho ideia por que os homens em especial se sentem 'um alvo' ou 'atacados' por ele [fluxograma], e as afirmações de que é 'sexista' são fascinantes (e de dar risada)", contou Armageddon ao HuffPost. "...Mas com certeza minha experiência é de que quando você diz 'aqui está uma ferramenta para ajudá-lo a não ser um babaca', as pessoas que se comportam daquela maneira normalmente ficam na defensiva."

@OaklandElle Não estou te explicando isso. Estou tentando explicar minha opinião, que com base nos seus tuítes, assumo que você não entenda.

Sua opinião sobre quando é apropriado que os homens me expliquem coisas é errada. @hroncok


@OaklandElle @andreabeaty Parece que eu entendi errado. Desculpe se te ofendi.

Não, você não entendeu errado, você homensplicou. :) @RichardFPenn @andreabeaty


@OaklandElle @lasersushi Isso se aplica a todo mundo e todos os gêneros. Conselhos e explicações não solicitados são uma falta de educação.

OBRIGADA POR ME EXPLICAR MEU FLUXOGRAMA. @wewius @lasersushi


Armageddon disse que sente que os homens levaram seu tuíte pro lado pessoal porque a "misoginia ainda é extremamente dominante em nossa cultura" e adicionou que "toda vez que uma mulher, especialmente uma que se identifica como 'feminista', fala publicamente ou lhe é concedida uma plataforma, os homens tomam isso como um ataque contra eles".

Então, para resumir:

"Você odeia homens!" Na verdade, apenas acredito que eles têm potencial para não serem idiotas e quero dar a eles ferramentas para pararem de ser sexistas.


Para nós parece ser um bom plano.

(Tradução: Simone Palma)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: