ENTRETENIMENTO

7 coisas que você pode fazer antes da 6ª temporada de 'Game of Thrones' (FOTOS)

01/10/2015 11:34 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Reprodução

A HBO deve estar orgulhosa. O último episódio da quinta temporada de Game of Thrones foi visto por 8,1 milhões de pessoas. Fora os telespectadores piratas: foram 7 milhões ao longo do ano.

Mesmo tendo ido ao ar pela última vez em junho, a série baseada na saga de fantasia de George R. R. Martin continua na boca do corvo. Ops, do povo.

Primeiro, Game of Thrones venceu o Emmy de Melhor Série Dramática, o Oscar da TV, desbancando a favorita Mad Men (e deixando muita gente indignada). Depois, uma foto do set de filmagem confirmou o que todo mundo já suspeitava: parece que Jon Snow não está morto coisa nenhuma.

Acontece que ainda faltam seis meses para o início da sexta temporada. O que você pretende fazer com toda essa sede por sangue Stark? Temos algumas sugestões.

1. Leia os livros

george rr martin

São 12 milhões de palavras divididas em 3.640 páginas. São cinco livros que pesam, ao todo, mais de cinco quilos. Mas é bem possível ler tudinho em seis meses. Com os livros, você terá uma visão muito mais completa da política e da geografia de Westeros e conhecerá personagens que a série jamais colocará no ar.

Ler os volumes da saga também ajuda a conhecer melhor os personagens. Como cada capítulo é contado pelo ponto de vista de um, dá para entender direitinho as motivações, os conflitos internos, as verdadeiras opiniões dos habitantes de Westeros e Essos. E mais: a série escrita tem flashbacks, sonhos, profecias, visões, teorias, e bastante história.

Mas, entenda: livro é livro, série é série - e há muitas, muitas diferenças entre as duas coisas. Na pior das hipóteses, você vai se tornar um desses fãs que criam mil expectativas que os episódios nunca poderão alcançar. Na melhor das hipóteses, você vai amar Game of Thrones ainda mais e engrossar a torcida para que Os Ventos do Inverno saia logo.

2. Releia os livros

Já devorou tudo? Leia de novo. Tá bom, não precisa ler a história completa. Mas que tal pegar aquele seu personagem preferido e ir procurando em cada volume todos os capítulos dele?

É bem possível que você tenha deixado passar algum detalhe crucial, alguma menção a uma casa importante, algum contato com outro personagem que você nem sabia que existia. Ou, melhor ainda: escolha alguém que você odeia (sugestão: um Greyjoyzzzzzz) e releia com atenção os seus capítulos.

Se você passou por essas páginas com pressa da primeira vez, pode ser uma experiência enriquecedora revisitá-las. Isso porque há grandes chances de que George R. R. Martin tenha deixado pistas sobre o final da saga muito bem espalhadas - e isso inclui os capítulos chatos dos os personagens mais desinteressantes.

Exemplo: você se lembra exatamente da cena em que Balon Greyjoy morre? Pois é, o acontecido não acontece "em tempo real", então nem mesmo dá pra saber se ele morreu acidentalmente como dizem. Outro exemplo: quem venceu o Grande Torneio de Harrenhal? Há pistas reveladoras nos capítulos de Bran, de Ned, de Daenerys.

3. Conheça as teorias

game of thrones

As letras "R + L = J" te dizem alguma coisa? Se sim, você conhece a mais famosa - e mais provável - teoria sobre o universo Game of Thrones. Mas existem infinitas outras especulações sobre o presente, o passado e o futuro dos personagens.

Entrar no maravilhoso mundo das teorias pode te fazer enxergar detalhes que você ainda não tinha percebido sobre a história. Pelos livros, dá para ter uns 90% de certeza de que Tyrion Lannister é, na verdade, um Targaryen, assim como Jon Snow. Algumas teorias são tão convincentes que você vai se perguntar como não pensou nisso antes.

No mínimo, uma coisa é garantida: você vai se se surpreender com a criatividade dos outros fãs. Tem uma teoria que diz que Bran Stark é um viajante do tempo que visita o passado por meio das Árvores Coração de Westeros. Até parece plausível, né? E aquela outra que fala que Varys é uma criatura aquática (e não um humano)?

4. Saiba mais sobre a história de Westeros

game of thrones

O ponto de partida de As Crônicas de Gelo e Fogo é a visita do rei Robert Baratheon a Winterfell, lar de Ned Stark. O monarca convida seu amigo de infância para ser a Mão do Rei depois da morte de Jon Arryn. Isso acontece por volta do ano 298 d.C. Isso significa que a história começa três séculos depois que Aegon, antepassado de Daenerys, chega a Westeros e conquista o continente.

Ou seja, só depois da chegada de Aegon, há 300 anos de guerras, dinastias, casamentos e nascimentos de filhos bastardos. E antes da Conquista, há mais de 10 mil anos de história que só aparece nos livros por meio de relatos bem fragmentados. O livro O Mundo de Gelo e Fogo, editado por George R. R. Martin em parceria com os autores do site westeros.org, entrega essa história toda em ordem cronológica.

Talvez, em seis meses, você consiga decorar toda a genealogia dos Targaryen, ou conhecer personagens muito incríveis que são apenas citados na saga original. A parte mais legal é que esse livro foi supostamente escrito por um meistre de Westeros, o que faz com que ele próprio seja um documento histórico.

Quer algo mais curto? Confira O Cavaleiro dos Sete Reinos, que se passa cem anos antes da morte de Jon Arryn. Essa é a história da parceria entre um cavaleiro chamado Duncan, o Alto, e um garoto chamado Egg (que viria a se tornar o Rei Aegon V décadas depois.)

5. Saiba por onde andam os atores

emilia clarke

Também tem dica para quem não curte ou não tem tempo de ler. Se o seu interesse por Game of Thrones é o elenco, dá para ir matando a saudade. Emilia Clarke (Daenerys) protagonizou O Exterminador do Futuro: Gênesis em 2015. Perdeu essa? Então aguarde o lançamento do suspense Voice from the Stone, que também traz a atriz no papel principal.

Kit Harrington, o Jon Snow, está no elenco de Spooks: The Greater Good, filme de espionagem que ainda não foi lançado no Brasil, e Brimstone, thriller western que chega por aqui no ano que vem. A atriz que faz Sansa Stark (Sophie Turner) poderá ser vista nos trailers de X-Men: Apocalypse, que podem ganhar a internet ainda este ano.

Em janeiro, estreia no Festival de Sundance o filme Zipper, uma trama política que terá Lena Headey (Cersei) num dos papéis principais. E Nikolaj Coster-Waldau, o Jaime Lannister, está em Deuses do Egito, épico programado para estrear em abril, coladinho com a chegada da sexta temporada.

6. Acompanhe outras séries

vikings

Sua parte preferida de Game of Thrones são as batalhas? Dê uma chance a Vikings, série da BBC que já está disponível na Netflix.

Agora, se você curte a parte mais romântica e a ambientação histórica, talvez valha a pena dar uma olhada em Outlander. O programa, que passa originalmente no canal americano Starz, conta a história de uma enfermeira que volta no tempo para a Escócia do século 18.

Se não encontrar os episódios para assistir, abuse da Netflix. Lá tem Marco Polo, drama histórico com muitas cenas de ação, e The Walking Dead, que já é um clássico da fantasia moderna. Já conhece tudo isso? Procure por Roma, série já cancelada, que mostra um pouquinho do Império Romano a partir do ponto de vista de dois soldados.

7. Faça maratonas

game of thrones

A última dica é a mais fácil delas: que tal rever os 40 episódios da série? A maratona terá várias utilidades.

Você pode eleger, por exemplo, suas cenas de luta favoritas, os melhores diálogos, as mortes mais célebres, os nudes mais marcantes, os comentários mais sagazes de Tyrion. Ou simplesmente fazer um ranking dos episódios - do pior para o melhor.

Será que o Casamento Vermelho aparece em primeiro lugar?

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:



MAIS 'GAME OF THRONES' NO BRASIL POST:

Game Of Thrones 5ª Temporada: Os momentos mais marcantes