COMPORTAMENTO
25/09/2015 22:18 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

O que acontece quando você fica 21 dias sem álcool, açúcar, café e carne vermelha

health meal

Amy Baglan, CEO da MeetMindful, um site de namoro para pessoas que valorizam uma vida saudável e consciente, decidiu fazer um programa de detox.

Trata-se do ‘The Clean Program’, elaborado pelo médico americano Dr. Junger M.D.. Amy ficou 21 dias sem glúten, álcool, açúcar, café, carne vermelha e legumes como pimentão, tomate, batata e berinjela.

Aqui você confere o que ela aprendeu de experiência:

1. Fome real x fome emocional

A fome real aparece gradualmente, enquanto a fome emocional surge de forma abrupta e imediata. Durante o detox, Amy conta que praticamente não teve fome emocional e hoje consegue diferenciar os dois tipos.

2. O açúcar não é um bom amigo

Mesmo os açúcares naturais, como de frutas secas, não fazem bem para o corpo. A americana conta que antes de um passeio de bike consumiu uma porção de frutas secas, mas no final do trajeto precisou correr ao supermercado mais próximo para comer algo e evitar desmaiar.

3. O glúten causa confusão no cérebro

Uma noite após o término da dieta restritiva, Amy apostou em um jantar cheio de glúten. A sensação que teve no dia seguinte foi, como ela descreve, de uma “ressaca de glúten”. Essa confusão no cérebro já aconteceu outras vezes desde então e a americana conta que percebe que a sensação acontece mais quando consome produtos altamente processados, como biscoitos ou cereais.

4. Tequila é a melhor opção de álcool

Amy não recomenda que alguém beba uma grande quantidade de tequila de uma vez. Porém, ela conta que sentiu que seu corpo processa muito melhor a tequila do que outros tipos de bebida alcoólicas, especialmente vinho e cerveja.

5. Menos horas de sono

O palpite dela é que o glúten, o açúcar e o café são os três alimentos que mexem com os ciclos de sono, mais do que qualquer outra coisa. Antes da limpeza, Amy precisava dormir de sete a oito horas por noite e, durante a limpeza e depois do processo, ela passou para seis horas.

6. As dores no corpo desapareceram

Seis meses após sofrer um acidente de carro, a moça tinha dores no pescoço e ombros, e ainda está se recuperando. Mas uma semana após começar o detox, o problema melhorou. O quiroprata dela talvez não esteja feliz, mas ela está muito contente com os resultados!

7. Smoothies, o melhor aliado

Para Amy, a bebida é a melhor maneira de obter muitos nutrientes de uma só vez. Você pode colocar verduras e legumes, proteínas veganas em pó, amêndoas, ervas e especiarias, água de coco, e o que mais desejar.

8. O café faz mal

As vezes em que ela tomou café após a limpeza, conseguiu sentir os efeitos negativos da bebida sobre o corpo e a mente, e constatou que não vale mais a pena. Água quente com limão e alguns chás são substitutos fantásticos, segundo ela.

9. Grãos não fazem muito bem

A americana conta que tem problemas para digerir a maioria dos grãos – com ou sem glúten. Quinua parece ser a única exceção a esta regra.

10. Fazer uma dieta restritiva e comer fora não é tão difícil

Amy teve que realizar muitas pesquisas para encontrar soluções, mas a maioria dos restaurantes foram capazes de atender seus pedidos de pratos com restrições alimentares.

11. Sair da dieta sem culpa

A CEO da MeetMindful tirou férias recentemente e aproveitou para comer laticínios, ovos e glúten! Ela garante que é preciso fazer exceções na dieta – mas sem culpa!

12. Mantenha a vida social

Alguns amigos falaram para Amy: "vejo você em um mês!", quando descobriram que ela tinha excluído as bebidas alcoólicas da rotina. Mas ela não queria que a experiência acabasse com sua vida social. Por isso, tratou de aproveitar o máximo que conseguiu, acampou, foi em cinco shows de música, totalmente sóbria, e em inúmeras festas e eventos.

13. Namorar durante um detox é um teste

Amy encontrou uma pessoa especial na primeira semana da limpeza e, conhecê-lo sem a intromissão do álcool nos encontros foi uma boa forma de avaliar o potencial para um relacionamento significativo.

14. Ela se sentiu mais sexy, mais magra e com um brilho saudável

A americana perdeu alguns quilos durante o detox e não esperava que sua pele iria começar a brilhar tanto. Além disso, sentiu diferença na retenção de líquidos.

15. A feira é o verdadeiro paraíso

O local pode virar seu grande amigo. Lá você vai encontrar frutas, água de coco, nozes, e muito mais.

16. Ir ao banheiro nunca foi tão bom para Amy

Basta dizer que "regular" tem um significado totalmente novo para a garota.

17. As pessoas vão reagir de maneira muito diferente

Algumas pessoas estavam visivelmente desconfortáveis com Amy durante por ela não beber álcool em torno deles, enquanto outros estavam curiosos e perguntaram muitas questões.

18. Conhecimento é poder

A americana agora escolhe de maneira consciente cada alimento que vai para o seu corpo.

19. Fazer jejum é bom para o corpo

Uma das regras do programa de limpeza em que Amy se submeteu era ficar em jejum por 12 horas após o smoothie da noite e antes do café da manhã. Ela conta que esse intervalo deu ao seu corpo um respiro necessário para digerir e eliminar toxinas antes de iniciar o processo novamente. Ela continua fazendo isso, sempre que possível.

20. Incluir os amigos é divertido

Durante e após a limpeza, alguns amigos de Amy toparam o desafio. Alguns fizeram sua própria versão do programa, enquanto outros optaram pelo mesmo detox que ela seguiu. O resultado? Muitos jantares divertidos em grupo.

21. Depois da experiência, ela se sente invencível

Não foi tão duro quanto Amy pensava. “Você ficará surpreso com o que é capaz de fazer, uma vez que já tenha dado o primeiro passo”, incentiva a americana.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: