COMPORTAMENTO
21/09/2015 15:51 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Nem tudo que se ouve é real... 5 mitos sobre o consumo de maconha na Holanda

CONTINENTAL via Getty Images
AMSTERDAM, NETHERLANDS: This November 2003 file picture shows cannabis at the yearly 'High Times Cannabis Cup' in Amsterdam. The Netherlands' liberal policy towards so-called soft drugs could change as the government considers a ban on the sale of Dutch-grown cannabis know as Nederwiet, Dutch media reported 06 April 2004. Justice Minister Piet Hein Donner and Health Minister Hans Hoogervorst are reportedly looking into the possibilities for banning the sale of Nederwiet in 'coffee shops' or cannabis cafes because they fear the percentage of tetrahydrocannabinol (THC) -- the active substance in weed and hash-- is so high that cannabis could be classed as a hard drug. AFP PHOTO FILES CONTINENTAL (Photo credit should read CONTINENTAL/AFP/Getty Images)

Mito 5: Tolerar os coffee shops deu errado

O objetivo da medida era separar o comércio de maconha e o de heroína, droga problemática da Europa dos anos 70. Os indicadores mostram que isso funcionou. Cerca de 60% dos atuais dependentes de heroína têm mais de 40 anos e os novos casos são apenas 4% do total.

Mito 4: A Holanda é o país mais maconheiro da Europa

Na Holanda, 4,2% da população de 15 a 64 anos usa maconha pelo menos uma vez por ano. É a média europeia. Nos jovens de 15 a 24 anos, o uso regular é o 14º maior, entre 31 países.

Mito 3: A Holanda proibiu a venda para turistas

A lei entraria em vigor em 2013, mas as cidades poderiam optar por segui-la. E não pegou. Em Amsterdã, ela foi colocada de lado porque um terço de seus turistas visita essas lojas. A lei só foi adotada por cidades do sul do país, como Maastrich. Mesmo lá, alguns municípios que seguiram a lei mudaram de ideia.

weed amsterdam

Mito 2: O governo quer banir os coffee shops

O Estado está fiscalizando melhor o cumprimento das cinco regras de funcionamento e fechou 18% dos 813 cafés que havia em 2000. Apenas um dos 106 municípios que permitiam a presença de coffee shops baniu essas lojas nos últimos cinco anos. Nacionalmente, não existe nenhum plano para extingui-los.

Mito 1: A Holanda legalizou a maconha

Jamais. Em 1976, a lei mudou, mas apenas para descriminalizar o porte de até 30 gramas de maconha para consumo. Nessa época, alguns cafés já vendiam pequenas quantidades da droga, ilegalmente, mas a polícia fazia vista grossa. Em 1980, o Ministério Público determinou que os coffee shops não seriam processados se cumprissem cinco regras básicas. Como a venda de grandes quantidades continua proibida, o país ainda tem o "problema da porta dos fundos" - como conseguir a droga vendida na porta da frente?

As cinco regras:

1. Proibido para menores de 18 anos

2. Vendas de até 5 gramas por pessoa e no máximo 500 gramas no estoque

3. Proibido álcool e drogas pesadas

4. Nada de bagunça na vizinhança

5. Nada de propaganda

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: