NOTÍCIAS
11/09/2015 15:35 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:38 -02

Assista ao retorno de astronautas à Terra visto de dentro de cápsula espacial (VÍDEO)

Se você pensa que a viagem num foguete em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) é cheia de trancos e barrancos, confira este novo vídeo que mostra como é o retorno à Terra depois que a missão é cumprida.

Este vídeo publicado pelo site io9, acompanha três astronautas do momento em que sua cápsula Soyuz desacopla da ISS para o que é considerada uma aterrissagem “suave” em terra firme no Cazaquistão.

Embora a cápsula atinja o solo com uma velocidade de cerca de 4,8 quilômetros por hora, o termo “suave” pode não ser a descrição mais precisa...

“A aterrisagem suave não é realmente suave... parecia uma colisão de frente entre um caminhão e um carro pequeno e, claro, eu estava no carro pequeno”, disse o ex-astronauta Paolo Nespoli, em um vídeo de treinamento divulgado pela Agência Espacial Europeia, em 2013.

A descida de três horas que conduz ao pouso tampouco é tranquila. É cheia de ruídos, já que partes do exterior da cápsula são arrancadas pelo acúmulo de gases quentes da atmosfera.

As cápsulas Soyuz, que têm transportado norte-americanos em trajetos de ida e volta para o espaço desde o fim do programa de ônibus espaciais da NASA, em 2011, são consideradas espartanas, mas extremamente resistentes.

James Oberg, historiador especializado em temas espaciais, disse à Associated Press em 2011 que a Soyuz não tem frescuras ou luxos, e pode levar qualquer surra e continuar correndo.”

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.