NOTÍCIAS
07/09/2015 11:49 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

Refugiados de guerra são diferentes dos que fogem da pobreza, diz Angelina Jolie

Anadolu Agency via Getty Images
MARDIN, TURKEY - JUNE 20 : U.N. Special Envoy for Refugees Angelina Jolie and U.N. High Commissioner for Refugees Antonio Guterres (not seen) attend a press conference after visiting Kurdish, Arab, Turkmen and Ezidi refugees living in Midyat Refugee Camp on World Refugee Day in Turkey's southeastern province of Mardin on June 20, 2015. (Photo by Murat Kaynak/Anadolu Agency/Getty Images)

"No momento em que milhares de pessoas desesperadas rumam à Europa em busca de refúgio, é preciso fazer uma distinção entre os que fogem da pobreza extrema e os que fogem da guerra", escreveu a atriz e ativista de direitos humanos Angelina Jolie em um editorial nesta segunda-feira.

Os refugiados em fuga de conflitos têm necessidade imediata de serem salvos da perseguição e do perigo, e um monitoramento eficaz pode lhes proporcionar a devida proteção, escreveram a artista e enviada especial do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados e Arminka Helic, ex-refugiada bósnia e integrante da Câmara Alta do parlamento britânico.

Recentemente centenas de milhares de pessoas fizeram viagens arriscadas para escapar de guerras no Oriente Médio, especialmente a guerra civil de mais de quatro anos na Síria, além dos conflitos e da pobreza na África e na Ásia, e não há consenso entre as nações europeias sobre como lidar com esse influxo.

“Devemos estar conscientes da distinção entre imigrantes econômicos, que estão tentando escapar da pobreza extrema, e refugiados que estão fugindo de uma ameaça imediata às suas vidas”, argumentaram Jolie e Helic no editorial publicado no jornal The Times, em Londres.

Em particular, disseram, “os sírios estão fugindo de bombas-barril, armas químicas, estupro e massacres”.

O problema irá continuar até a comunidade internacional ajudar a encontrar uma solução diplomática para o conflito sírio, afirmaram.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: