NOTÍCIAS
28/08/2015 15:15 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:32 -02

Impressora 3d faz próteses robotizadas em menos de 48h

Uma startup inglesa chamada Open Bionics anunciou que pode criar próteses robotizadas completamente customizadas por um preço até 30 vezes mais barato que o de suas concorrentes.

Hoje, uma prótese customizada pode levar meses para ser desenvolvida, mas os modelos da Open Bionics levam apenas 42h para ficarem prontas. Tudo isso graças à impressão 3d.

Tudo começou com um crowdfunding no Indiegogo. A empresa conseguiu juntar US$ 70 mil com a ajuda de mais de mil doadores. Agora, o fundador da companhia, Joel Gibbard, planeja começar a vender as próteses no ano que vem.

Como funciona?

Primeiro, a pessoa amputada é "escaneada" com um tablet equipado com sensores espaciais, que tiram as medidas exatas da prótese. A impressora imprime tudo em 40 horas, e a montagem das peças leva mais duas horas.

Sensores presos no antebraço do usuário captam movimentos musculares para abrir e fechar a mão e os dedos da prótese. Não é possível que o usuário "sinta" o que está tocando, mas a prótese consegue detectar e dosar a força dos movimentos.

Isso significa que é possível que o usuário pegue objetos frágeis, como ovos, sem quebrá-los.

Thanks to 3D printing, prosthetics can now be built faster and way cheaper than ever before. http://voc.tv/1cRrjAQ

Posted by Vocativ on Terça, 25 de agosto de 2015

Hoje, há 11,4 milhões de pessoas amputadas no mundo.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: