COMPORTAMENTO
25/08/2015 18:47 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:24 -02

Quer ser ouvida? Guia rápido (e prático) para não ser a CHATA da conversa

Reprodução

Já lhe aconteceu de estar no meio de contar uma história e, em certo momento, perceber que os ouvintes não estão mais prestando atenção?

Segundo um artigo recente da Harvard Business Review, é provavelmente porque você estava se alongando demais e esqueceu a “regra do trânsito leve”.

Criada por Marty Nemko, a regra diz que você tem cerca de um minuto para dizer o que quer dizer, e depois disso é hora de passar o bastão para outra pessoa. Nemko resume a regra assim:

“Nos primeiros 30 segundos de sua fala, seu farol está verde, ou seja, seu ouvinte deve estar prestando atenção. Nos 30 segundos seguintes, seu farol está amarelo – o ouvinte talvez esteja querendo que você termine logo. Passado um minuto, seu farol fica vermelho. Sim, existem ocasiões raras em que você tem razão em furar o farol vermelho – são os momentos em que o ouvinte obviamente está prestando plena atenção às suas palavras.”

Se você é alguém que gosta de falar muito, isso realmente não é sua culpa. Mark Goulston, da HBR, explica que, quando falamos sobre nós mesmos, nosso corpo começa a liberar dopamina, também conhecido como o hormônio do prazer. Mas existem maneiras de coibir o mau hábito de falar demais.

Para quem fala muito, uma boa regra básica a guardar em mente é prestar atenção a seu interlocutor. Se a pessoa com quem você está falando começa a se mexer muito, interrompê-lo constantemente ou literalmente tentar se afastar de você, é porque você já foi longe demais.

Portanto, cheque para ver como estão seus ouvintes depois de 30 segundos e, especialmente, depois de um minuto.

E bons bate-papos!

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.