NOTÍCIAS

Os melhores momentos de Merkel no Brasil

21/08/2015 01:32 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

A chanceler alemã Angela Merkel surpreendeu os brasileiros nesta visita ao País. De forma inusitada, ela se mostrou ‘gente como a gente’. Apareceu no bar do hotel, tomou uma saideira, e ainda trocou afagos com a presidente Dilma Rousseff.

Ao jornal O Globo, a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que jantava no restaurante do hotel onde estava Merkel, disse que foi tudo muito inesperado. "Quando vimos ela entrou no pub, sentou numa mesa ao fundo, com amigos, e ficou por algum tempo como se estivesse se divertindo como uma pessoa qualquer”, relatou a deputada.

Mais cedo, no Itamaraty, Dilma brincou com a vergonhosa derrota do Brasil para a seleção da Alemanha, por 7 a 1, na Copa do ano passado. “Em 2016, esperamos ver milhares de alemães, como durante a Copa do Mundo. E não fazemos nenhum comentário sobre resultado de jogo nenhum”, disparou a presidente, ao convidar Merkel para as Olimpíadas do Rio, em 2016.

Dilma insistiu em comentar o resultado do jogo. Aos jornalistas, ela explicou a brincadeira: “Eu disse o seguinte ontem no jantar, mas vocês sabem como é esta história de brincadeira. Eu disse o seguinte: é fato que nós perdemos de 7 a 1, mas nós estamos aqui nos preparando para em algum momento no futuro esta ser uma situação que se transformará. Acho que esta é uma questão que temos sempre de ter em mente: você pode perder um dia, mas não vai perder para sempre.”

Angela Merkel no Brasil em 5 momentos

Agenda

No Brasil, Merkel e Dilma discutiram acordos de cooperação, tratados sobre mudanças climáticas, infraestrutura e energia elétrica. A Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa e o quarto parceiro comercial brasileiro no mundo.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: