COMPORTAMENTO

Guia prático para mulheres presas em casamentos (ou relacionamentos) sem sexo

21/08/2015 22:14 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

casamento sem sexo

Presa em um casamento sem sexo? Você não está sozinha. De acordo com o cientista de dados Seth Stephens-Davidowitz, a pesquisa sobre vida a dois mais comum no Google é "casamento sem sexo". (Além disso, as pesquisas por "casamento sem sexo" são três vezes e meia mais comuns do que "casamento infeliz" e oito vezes mais comuns do que "casamento sem amor.")

Muitos dos que buscam por respostas são mulheres que lutam para entender por que seus cônjuges não correspondem ao seu desejo por sexo. Entramos em contato com alguns terapeutas de casais e especialistas em sexo para compartilhar os conselhos que eles dão para mulheres presas em casamentos sexualmente insatisfatórios. Leiam o que eles têm a dizer abaixo.


frase

"Muitas mulheres têm um maior desejo sexual em seus casamentos, mas elas geralmente não discutem essa dinâmica abertamente com as amigas. Além disso, o retrato que a mídia apresenta dos relacionamentos faz com que as mulheres pensem que os homens têm um nível alto e constante de desejo sexual. Ao contrário, muitas mulheres enfrentam casamentos sem sexo. Fora da terapia, eu diria que encontrar um sistema de apoio pode ser inestimável. Existem fóruns online onde as mulheres compartilham as suas experiências, como o Dead Bedrooms ("Quartos mortos", em tradução livre) no Reddit. "- Samantha Rodman, psicóloga e orientadora de casais.


frase

"Pode ser que não seja você, então pare de se culpar. Isso não é um indicador de como você é sexy, como mulher, caso ele toma a iniciativa ou não. Muitas vezes os homens param de tomar a iniciativa do sexo por que eles estão estressados ou estão experimentando algum tipo de disfunção erétil e estão com muito medo de lhe contar.

Os homens definem sua sexualidade pela sua capacidade de performance e se eles não conseguem uma ereção quando é solicitada eles podem se isolar. Continue sendo carinhosa e fale para ele que não há pressão para a 'linha de chegada’. Sinalize que você ainda quer carinho e fique por perto e em seguida se você ainda quiser 'um final feliz ', bem, francamente, você pode cuidar disso você mesma. Se ele quiser participar, ele pode se ver mais excitado do que se julgava capaz. Não espere que ele assuma o controle. É OK a mulher ser a força motriz da sua própria vida sexual. "- Tammy Nelson, sexóloga e terapeuta sexual certificada e autora de Getting the Sex You Want ("Tenha o Sexo que Você Quer", em tradução livre)


frase

"A nossa libido muitas vezes decai com a idade e com as pressões da vida - lidar com vários trabalhos, crianças, família, casa e cuidado pessoal. Dito isto, se vários meses se passaram sem sexo e isso está incomodando você, a questão tem que ser resolvida. Às vezes, tudo o que você precisa fazer é comunicar. Mas pode haver problemas físicos, psicológicos ou conjugais que exigem trabalho. Se percebemos que existe um problema físico - o seu marido de mais de 40 anos está tendo problemas para manter ereções, por exemplo - uma ida ao médico pode fazer maravilhas. Mas se a questão é a diminuição da atração física nós sabemos que, geralmente, tem menos a ver com a aparência e mais a ver com a infelicidade não expressa e não resolvida no relacionamento ou no casamento. Se este for o caso, você está no lugar certo: aconselhamento de casais"- Robert Weiss, LCSW, vice-presidente sênior de desenvolvimento clínico no Elements Behavioral Health


frase

"Se ele tem disfunção erétil ou é incapaz de ter ou manter uma ereção, ele pode ter problemas de próstata e é importante checar isso imediatamente. Peça para ele agendar uma consulta com um urologista. Descarte qualquer problema de saúde antes de começar a falar sobre o que poderia estar acontecendo emocionalmente. Quando você descartou o câncer, os níveis de testosterona e conversou sobre os níveis de stress, só então você pode olhar mais profundamente para o seu relacionamento. "- Tammy Nelson


frasse

"Se o seu parceiro não estiver disposto a ver um terapeuta de sexo ou de relacionamentos (sozinho ou com você) isso é muito revelador. Eu recomendo procurar um profissional em quase todos os casos se um dos parceiros ainda está emocionalmente comprometido com um casamento sem sexo. Mas se o seu parceiro realmente não dá a mínima para você ou para o casamento e os dois apenas coexistem, então você realmente precisa pensar sobre como você quer que seja o resto da sua vida juntos."- Pepper Schwartz, sexóloga certificada e autora de Prime: Adventures and Advice on Sex, Love, and the Sensual Years ("Prime: Aventuras e Conselhos sobre Sexo, Amor e os Anos Sensuais", em tradução livre)


arrume tempo

"A boa notícia é que para a maioria dos casais (emocionalmente íntimos) saudáveis, onde ambos estão dispostos a trabalhar, é relativamente fácil começar a acender uma nova chama. Para começar, um pouco de romance nunca é demais. E sim, eu estou falando de brinquedos, novas posições, novos lugares e um inesperado romance dentro do seu relacionamento. Seja íntimo, compartilhe momentos de calma onde vocês simplesmente olham um para o outro, de mãos dadas, e falam sobre seus sentimentos. Nada, nem mesmo sexo, é mais íntimo do que ter um parceiro compreensivo que a apoia. Sobre o sexo propriamente dito, tente variar. Diga ao seu parceiro a sua fantasia sexual secreta e pergunte se ele ou ela está disposto a experimentar. E, em seguida, pergunte sobre a fantasia secreta do seu parceiro e ofereça satisfazê-la."- Robert Weiss

(Tradução: Simone Palma)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: