MULHERES
21/08/2015 09:13 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

FINALMENTE! Mulheres na Arábia Saudita vão poder votar nas eleições municipais em dezembro

AP Photo

Histórico!

As mulheres na Arábia Saudita começaram, nesta semana, o processo de registro eleitoral para votarem nas eleições municipais. Segundo a Rede AlJazeera, é a primeira vez que elas poderão participar - como eleitoras e candidatas - do processo eleitoral no reino.

O pleito está marcado para o dia 12 de dezembro. De acordo com a rede Al Arabiya, 424 entre os 1.263 centros de votação serão dedicados exclusivamente às mulheres.

Segundo o The Independent, o reino descreveu o fato como um "marco significativo no progresso rumo a uma sociedade baseada na participação".

De acordo com a Saudi Gazette, Jamal Al-Saadi e Safinaz Abu Al-Shamat foram as primeiras mulheres a se registrarem. O prazo para o processo é de 21 dias, e o cadastramento começou mais cedo em Meca e em Medina, onde os índices de comparecimento para registro estavam baixos, segundo autoridades.

Segundo o Arab News, cerca de 70 mulheres afirmaram que pretendem concorrer aos cargos, e 80 pretendem atuar nas campanhas .

O fato é a concretização de uma promessa "antiga" do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud. Ele havia prometido, em setembro de 2011, incluir as mulheres no processo eleitoral. Inicialmente, a ideia era permitir que mulheres a partir de 21 anos votassem e concorressem aos cargos. A idade mínima foi rebaixada para 18 anos.

"Nós nos recusamos a marginalizar as mulheres na sociedade em todos os papeis compatíveis com a Shariah", afirmou o rei, na ocasião.

As mulheres na Arábia Saudita não têm permissão para viajar, trabalhar, estudar ou se casarem sem a permissão de um "guardião" do sexo masculino. Elas também seguem proibidas de dirigir.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: