NOTÍCIAS

Dilma diz que FHC quis 'tirar proveito' dos protestos

18/08/2015 15:13 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Montagem/Estadão Conteúdo

A presidente Dilma Rousseff reagiu as declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. De acordo com informações obtidas pela Folha de S.Paulo, aos assessores, ela disse que o ex-presidente quis pegar carona nos protestos de domingo e tirar proveito da situação.

A reportagem diz ainda que a presidente achou o posicionamento de FHC contraditório. Até então, o ex-presidente vinha adotando um discurso moderado.

Na segunda-feira (17), entretanto, o ex-presidente mudou radicalmente de posição. Ele sugeriu à presidente que renuncie.

“Se a própria presidente não for capaz do gesto de grandeza (renúncia ou a voz franca de que errou, e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional), assistiremos à desarticulação crescente do governo e do Congresso, a golpes de Lava Jato.”

De acordo com o Blog do Fernando Rodrigues, neste encontro, no qual a presidente e auxiliares discutiram a manifestação de FHC, o governo também avaliou que o ex-presidente reagiu à movimentação do senador José Serra (PSDB-SP), que vem se aproximando do PMDB.

Essa seria uma estratégia para o partido não perder a chance de recuperar o comando do Palácio do Planalto.

A aproximação de Serra com o PMDB foi encarada como um passo para o tucano mudar de sigla e viabilizar sua candidatura ao Planalto, já que ele enfrenta dificuldades dentro do PSDB.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: