NOTÍCIAS

'Fora, Dilma': De verde e amarelo, milhares tomam as ruas em protestos contra o governo em 10 estados e no Distrito Federal

16/08/2015 14:26 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
JOEL RODRIGUES/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO

O verde e o amarelo pintam as ruas brasileiras neste domingo (16). Protestos contra a presidente Dilma Rousseff e o governo do PT tomam pelo menos dez estados brasileiros e o Distrito Federal. De acordo com o movimento Vem Para Rua, um dos organizadores dos atos de hoje, 268 cidades estão na lista de manifestações confirmadas.

A maioria dos manifestantes pede o impeachment ou a renúncia de Dilma. A queixa quase unânime é a disseminação da corrupção no País — associada recentemente às investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Os investigadores descobriram um esquema de desvios bilionários de recursos nos contratos da Petrobras, que beneficiava políticos do PMDB, PP e PT — todos, partidos da base governista.

Os números de manifestantes ainda não são oficiais. Apenas em algumas cidades, como Salvador (BA) e Maceió (AL), os dados da Polícia Militar batem com os dos coletivos.

A seguir, estão imagens registradas pelos próprios manifestantes e compartilhadas no Instagram ou pelos organizadores dos protestos, como o Movimento Brasil Livre.

Rio de Janeiro

A orla de Copabacana, praia cartão-postal do Brasil, é point dos descontentes:

Mais uma do Rio de Janeiro!Fora PT! Impeachment já!Curta Movimento Brasil Livre

Posted by Movimento Brasil Livre on Sunday, 16 August 2015

Não vamos desistir até que o PT saia do poder! Vamos para vitória! Out, Dilma!!! #ForaDilma #ForaLula #ForaPT

A photo posted by Guto Colunga (@gutocolunga) on

A photo posted by Alex Brum (@sirbrum) on


Brasília

O ponto de encontro dos insatisfeitos é o centro do poder — a Esplanada dos Ministérios. Palavras de ordem contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também são entoadas. Um boneco inflável satirizando o petista é a "atração" do protesto.

Ao contrário de c e r t a s marchas patrocinadas pelo BNDES, hoje Brasília está ainda mais lotada. E de graça. #ForaPT #ForaDilma #ImpeachmentJá #MBLCurta Movimento Brasil Livre

Posted by Movimento Brasil Livre on Sunday, 16 August 2015

A video posted by Katia (@katinnha) on


Maceió

Mais de dez mil pessoas participam do protesto na capital de Alagoas.


Salvador

São mais de cinco mil pessoas que se reuniram no Porto da Barra, na capital baiana, e partiram rumo ao Farol da Barra.


Belo Horizonte

A Praça da Liberdade é palco dos atos contra Dilma na capital mineira. Candidato derrotado pela presidente reeleita, no pleito de 2014, o senador Aécio Neves (PSDB) finalmente participou de uma manifestação e foi ovacionado pelos críticos do governo.

O meu partido é o Brasil - #AecioNeves #Aecio #Manifestacao #BeloHorizonte #PracaDaLiberdade #Brasil

A photo posted by Aécio Neves (@aecionevesoficial) on

Protestos contra o governo Dilma