NOTÍCIAS

Avião desaparecido com 54 pessoas caiu em montanha na Papua, afirmam autoridades

16/08/2015 11:50 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
ROMEO GACAD via Getty Images
Indonesia's Transport Minister Ignasius Jonan (L) speaks while Director General for Air Transportation Suprasetyo (R) listens during a press conference in Jakarta on August 16, 201, announcing that a missing plane carrying 54 people has crashed into a mountain in the eastern Indonesian province of Papua. A passenger plane of Trigana Air carrying 54 people went missing on August 16, during a flight in bad weather in rugged eastern Indonesia, officials said, in what could be the latest accident to hit the country's aviation sector. AFP PHOTO / ROMEO GACAD (Photo credit should read ROMEO GACAD/AFP/Getty Images)

O avião que levava 54 pessoas e perdeu o contato com o centro de controle de tráfego aéreo na manhã deste domingo (16) caiu em uma montanha em Oktabe, na província da Papua, de acordo com autoridades da Indonésia. "O avião foi achado. De acordo com os habitantes, o avião caiu em uma montanha. A verificação está ainda em processo", disse o ministro da Aviação do país, Ignasius Jonan.

"Recebemos relatos de moradores. Nós, juntamente com a equipe de busca e resgate, também enviamos aviões para procurá-lo", disse o diretor de operações da Trigana, Beni Sumaryanto.

A aeronave, um ATR 42, pertence à companhia aérea Trigana Air Service e levava 44 passageiros adultos, cinco tripulantes e cinco crianças.

O avião partiu do aeroporto Sentani, em Jayapura, capital da província de Papua, com destino a cidade de Oksibil. A duração prevista do voo era de 45 minutos, mas a aeronave teria desaparecido 30 minutos depois de decolar, disse o porta-voz do Ministério de Transportes do país, Júlio Barata.

De acordo com a Agência Nacional de Busca e Salvamento da Indonésia, o tempo na região estava ruim, com chuvas, ventos fortes e nevoeiro. Grande parte da Papua é coberta por florestas e montanhas.

O transporte aéreo é bastante usado em Papua, a província mais ao leste da Indonésia, onde viagens por terra são frequentemente impossíveis.

A Trigana Air Service está na lista negra de companhias aéreas proibidas de voar na União Europeia devido a preocupações sobre padrões de segurança. A empresa tem um histórico de 14 acidentes graves desde que começou a operar, em 1991.

*Com agências internacionais

trigana

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: