NOTÍCIAS

Veja o que acontece com seu corpo quando você recebe uma picada de um mosquito

12/08/2015 17:20 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
jon.hayes/Flickr
i let this mosquito take my blood......needed something to take a picture of........

Em dias de clima quente, ao anoitecer e ao amanhecer, os mosquitos partem para o ataque e picam inocentes humanos em praticamente todos os lugares (algumas pessoas são realmente geneticamente predispostas a atrair mosquitos, de acordo com um estudo).

De acordo com Jonathan F. Day, professor de entomologia da Universidade da Flórida, as picadas de mosquito acontecem quando um mosquito fêmea sonda a pele com a boca e encontra um leito capilar - o que significa uma rede de capilares que alimenta o fluxo sanguíneo das veias e artérias – perto da superfície da pele.

"Como parte deste processo de sondagem, o mosquito libera saliva na pele do hospedeiro no mesmo lugar que sondou", explicou Day. "A saliva contém proteínas, que o sistema imunológico do hospedeiro considera como substâncias estranhas".

Isso causa uma resposta imunológica imediata no local da picada e é assim que você acaba com uma inchação que arde e coça.

Embora a maioria das picadas de mosquito acabem em inchaço e coceira por alguns dias, os mosquitos podem causar reações alérgicas graves e até carregar doenças. E como você sabe se a picada é algo mais? Deixa que a gente explica:

Quando uma picada de mosquito é algo mais

A maioria das picadas de mosquito são inofensivas (e dão uma comichão) e se curam por conta própria. Às vezes, porém, uma picada pode causar reações alérgicas ou, até mesmo, uma doença grave.

Fontes: CDC, Universidade de Washington, Healthline.com, EverydayHealth.com, USGS

Gráfico: Alissa Scheller / The Huffington Post

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: