COMPORTAMENTO

Este anúncio da Bic é o jeito ERRADO de comemorar o Dia Nacional da Mulher na África

12/08/2015 13:10 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

A fabricante de canetas Bic resolveu fazer uma propaganda para "empoderar" as mulheres da África do Sul no Dia Nacional da Mulher. E errou FEIO:

A publicação destaca a imagem de uma mulher sorridente vestindo um terno acompanhada pelo texto: "Pareça uma menina, aja como uma dama, pense como um homem, trabalhe como um chefe" e incluía a hashtag #FelizDiaDaMulher. A foto foi deletada após uma onda de críticas, mas continuou sendo replicada nas redes sociais.

A ativista feminista Caroline Criado-Perez, que participou da campanha por um rosto feminino nas cédulas britânicas, estava entre as pessoas que expressaram sua indignação no Twitter. "O que é isto?", disse. "Sério? 'pense como um homem'... *furando os olhos com uma caneta Bic*".

A Bic inicialmente defendeu sua posição dizendo que o slogan foi emprestado de um blog empresarial de mulheres, mas depois apagou a publicação e pediu desculpas. "Estamos incrivelmente tristes por ofendermos todos - esta nunca foi nossa intenção, mas entendemos plenamente no que erramos", escreveu a Bic em sua página sul-africana no Facebook:

Hi everyone. Let’s start out by saying we’re incredibly sorry for offending everybody - that was never our intention,...

Posted by Bic South Africa on Terça, 11 de agosto de 2015


Esta não é a primeira vez que a Bic recebe críticas por sexismo. O lançamento de uma caneta rosa "para ela" em 2012 foi criticada por aderir a estereótipos ultrapassados.

E o twitter mostrou como "deveriam" ser os anúncios -- e também em forma de crítica:


("Pense como um humano, aja como um humano, pense como um humano, trabalhe como um humano)


(Repense suas referências, aja como você se importasse, pense um pouco mais, trabalhar em sua misoginia.)

Brincadeiras à parte, tomara que a Bic aprenda depois dessa.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: