NOTÍCIAS
10/08/2015 00:32 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02

Astronautas vão comer hoje a primeira comida cultivada no espaço

Nesta segunda (10), astronautas da Estação Espacial Internacional vão comer pela primeira vez um alimento cultivado no espaço.

O cardápio não é particularmente excitante -- é um pé de alface que cresceu à base de iluminação LED durante quinze meses. Mas, vamos lá, talvez seja um alívio poder comer algo fresco após meses à base de comida desidratada :)

De acordo com a NASA, as folhinhas serão limpas com lenços embebidos em ácido cítrico. Só metade vai para a barriga dos astronautas. A outra metade será congelada e trazida de volta à Terra para fim de pesquisas.

(Continue lendo após a galeria)

Vegetais cultivados no espaço

A experiência pode dar início a uma série de outros cultivos na Estação Espacial ou mesmo em outros planetas.

A capacidade de produzir alimentos em missão de forma sustentável é imprescindível para o sucesso de planos de exploração espacial mais ambiciosos, como estabelecer colônias em Marte, por exemplo.

Além disso comidas frescas também podem proteger o organismo dos astronautas. "Há evidências de que alimentos frescos, como tomates, blueberries e alfaces são uma boa fonte de antioxidantes", disse o pesquisador-chefe do projeto, Ray Wheeler.

"Isso pode ter um impacto positivo no humor das pessoas e proteger contra a radiação no espaço".

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: