NOTÍCIAS

IBGE: produção industrial fecha primeiro semestre com queda de 6,3%

04/08/2015 12:18 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
Fotos GOVBA/FIickr
Enseada Indústria Naval inicia operação de atividades na construção de navios, movimentando o Recôncavo baiano. Na foto: Goliaz/Montagem do maior guindaste do Brasil 150 m. Fotos: Carla Ornelas/ GOVBA

A produção industrial brasileira fechou o primeiro semestre do ano com queda acumulada de 6,3%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em junho deste ano, a taxa anualizada (indicador acumulado nos últimos 12 meses) registrou recuo de 5%.

Segundo o IBGE, considerando apenas a variação mensal, a produção industrial nacional – em junho – mostrou redução de 0,3% em comparação ao mês imediatamente anterior, após acréscimo de 0,6% em maio desta ano.

Esse dado inclui o ajuste sazonal, que é o desconto referente ao aumento das vendas de produtos em feriados ou datas comemorativas.

Os dados sem o ajuste sazonal mostram que, no confronto com igual mês do ano anterior, a produção da indústria apontou queda de 3,2% em junho de 2015, 16ª taxa negativa consecutiva.

Apesar de significativa, essa queda é menos acentuada do que a observadas em abril, quando houve declínio de 7,9% na produção industrial. Em maio, a queda da produção industrial correspondeu a 8,9%.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: