NOTÍCIAS

Pássaros chapam esfregando formigas nas asas

03/08/2015 16:59 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
Wikimedia Commons


Descobri recentemente que algumas espécies de pássaros são conhecidas por usar drogas. Antes que você viaje na maionese fumando um numa pracinha, me deixa explicar.

Um tempo atrás, tropecei num artigo científico de 65 anos atrás produzido pelo entomologista e ornitólogo norte-americano Horace Groskin. Uma frase em particular no texto chamou minha atenção: "Pássaros se untam com as excreções de ácido fórmico das formigas para dar tônus aos músculos e também pelo efeito geral agradável".

Efeito agradável, né? Esse comportamento é chamado "banho de formigas" e envolve pegar um punhado de formigas e esfregá-las embaixo das asas. Como meio de defesa, as formigas emitem ácido fórmico – um inseticida orgânico – que depois é absorvido pelo corpo do pássaro. Há relatos de pássaros dançando com as asas esticadas e o bico aberto, logo depois de terem se coberto com esse spray nojento de formiga. Um tipo de barato ornitológico se você preferir. Isso tem levado muitos estudiosos a acreditar que o banho de formigas é um vício e que os pássaros fazem isso para, bom, ficarem bem loucos.

Decidi perguntar a um especialista da Sociedade Ornitológica Romena sobre o fenômeno. O ornitólogo Stefan Emanuel Baltag me disse que o banho de formigas é bem comum entre várias espécies de pássaros – como a poupa-eurasiática, o estorninho comum, o sabiá, o falcão, o corvo e o tentilhão.

"Alguns pássaros voam para o topo de um formigueiro, se sentam nele e esperam pacientemente que as formigas subam em suas penas. Isso é chamado de 'banho de formigas passivo'. Outras espécies pegam as formigas com o bico e esfregam as secreções em si mesmas. Isso é conhecido como 'banho de formigas ativo'. Uma explicação para isso é que os pássaros usam o ácido fórmico das formigas como um estimulante, bem parecido com como as pessoas usam drogas", ele disse.

[Continue lendo aqui]

LEIA MAIS:

- Tentar montar em animais selvagens é a nova modinha escrota do YouTube (VÍDEO)

- O 'viagra rosa' vem aí para resolver um problema que talvez não exista

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: