MULHERES

Nancy Lieberman é mais uma mulher numa comissão técnica da NBA

03/08/2015 17:35 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
Reprodução / Nancy Lieberman

“Ele colocou o braço sob meu ombro e perguntou: ‘Você vai ficar com a gente durante a temporada toda?’ Aí disse: ‘Você quer que esteja por aqui na temporada?’ E aí a gente se olhou e ele disse: “Isso seria ótimo!”.

A conversa aí de cima se deu entre Nancy Lieberman e DeMarcus Cousins, pivô do Sacramento Kings e um dos possíveis atletas que defenderão as cores americanas na Olimpíada do Rio no ano que vem.

nancy lieberman

Aos 57 anos, Nancy é segunda mulher a ocupar o banco de reservas num time da NBA. A primeira, você deve lembrar, foi Becky Hammon, a dona das ações do San Antonio Spurs na última edição da Summer League, espécie de torneio onde jogadores novatos e quem ainda busca um espaço na NBA se reúnem.

Nancy terá papel de destaque na comissão técnica liderada pelo técnico George Karl, ex-técnico da seleção norte-americana e eleito técnico do ano em 2013. Mas suas contribuições para o esporte já são bastante conhecidas. A “Lady Magic”, apelido do tempo de atleta, esteve em quadra com a equipe olímpica Americana em 1976, primeiros jogos com o basquete feminino representado.

Aos 39, foi uma das atletas a participar da edição inaugural da WNBA, em 1997. O histórico vencedor fez com que ela fosse conduzida ao Hall da Fama do basquete dos Estados Unidos.

Nancy também foi a treinadora principal da equipe masculina do Texas Legends na NBDL (espécie de liga de desenvolvimento). O trabalho rendeu contrato de três temporadas, entre 2009 e 2011. Desde então, assumiu o post de comentarista da NBA na Fox News.

Como se vê, barreiras quebradas são uma espécie de paixão na vida de Nancy. E agora é a vez de fazer história na franquia do norte da Califórnia.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: