NOTÍCIAS

7 razões muito boas para tirar um cochilo agora mesmo

31/07/2015 22:26 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
Erik Zunec

Dormir é bom demais. Embora seja essencial ter as ininterruptas sete a nove horas de sono por noite, quando ocasionalmente saímos dos trilhos, um cochilo pode ajudar e muito. Ei, isso ainda é uma boa ideia mesmo quando você dorme o suficiente, viu?

A soneca vem se tornando cada vez mais comum no local de trabalho e não há realmente nenhuma desculpa para não cochilar - especialmente quando são inúmeros os benefícios à saúde.

Aqui estão sete razões por que você deveria tirar um cochilo agora:

1. Aumentará a sua paciência

happy napping

Anda se sentindo frustrado? De acordo com os pesquisadores da Universidade de Michigan, que publicaram um estudo recentemente na revista Personality and Individual Differences, você provavelmente deveria tirar um cochilo. Os participantes foram convidados a realizar uma tarefa particularmente frustrante - desenhos geométricos na tela do computador. Aqueles que tiraram um cochilo de uma hora antes do exercício foram capazes de desenhar por 90 segundos, comparados com um grupo de controle que assistia a um documentário sobre a natureza em vez de cochilar. Eles desistiram após 48 segundos.

2. Você ficará mais alerta

napping

Quer seja por estar dirigindo há muito tempo ou por tentar concluir uma tarefa difícil no trabalho, dormir é uma ótima maneira de aumentar o estado de alerta se você estiver se sentindo meio atordoado. Um estudo da NASA descobriu que depois de um cochilo de 40 minutos os pilotos ficavam mais alertas e um estudo menor descobriu que após apenas dez minutos os participantes já se sentiram mais alertas.

3. Só pensar em tirar uma soneca pode baixar sua pressão arterial

stretching

Enquanto um cochilo de verdade é certamente benéfico, o momento em que você decide tirar uma soneca também é. Um estudo britânico descobriu que a pressão arterial dos participantes baixava antes mesmo deles adormecerem – bastava apenas a expectativa do cochilo.

4. Ajuda você a se lembrar mais

people sleeping

Um estudo conduzido por pesquisadores na Alemanha descobriu que um cochilo de uma hora pode melhorar drasticamente a nossa capacidade de lembrar de informações. Para o estudo, os participantes foram convidados a lembrar palavras e seus pares específicos. Em seguida, metade dos participantes assistiram a um DVD enquanto a outra metade dormia. Quando questionados sobre o que lembravam das palavras, o grupo que tirou um cochilo teve um desempenho cinco vezes melhor ao do grupo que assistiu o DVD.

5. Pode melhorar a criatividade

drawing

Se você sentir que sua imaginação não anda muito boa ultimamente é provavelmente a hora de dormir mais. Um estudo conduzido pela psiquiatra Sara Mednick, da Universidade da Califórnia, em San Diego, descobriu que as pessoas que tiram sonecas REM - estado de sono profundo quando você sonha - eram mais criativas no que se referia à resolução de problemas do que os que não tiravam sonecas REM.

6. Cochilos regulares podem prevenir doenças cardíacas

sleeping

Um estudo com 23.000 adultos gregos descobriu que aqueles que tiram cochilos ao meio-dia – as chamadas "siestas" - em média eram trinta por cento menos propensos a morrerem de doenças cardíacas, de acordo com o The Washington Post.

"Tirar uma soneca pode ajudar a lidar com o estresse da vida diária", disse Michael Twery do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, segundo o Washington Post. "Outra possibilidade é que o cochilo é parte do ritmo biológico normal da vida diária. O relógio biológico que impulsiona o sono e a vigília tem dois ciclos por dia e um deles geralmente decai no princípio da tarde. É possível que ao não tirar esses cochilos para algumas pessoas interrompa esse processo."

7. Descansar por 10 minutos é benéfico também

napping

Você acha que não consegue mesmo cair no sono? Pode ser que não importe tanto. Um estudo de 2007, que comparou os efeitos do cochilo versus os do descanso, descobriu que deitar-se por apenas 10 minutos melhora o humor, independentemente da pessoa ter ou não adormecido.

O que você está esperando? Vá dormir agora mesmo e bons sonhos!

(TRADUÇÃO: SIMONE PALMA)

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.