NOTÍCIAS
30/07/2015 23:02 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Cientistas descobrem planta carnívora de 1,5m em Minas Gerais por meio do Facebook

Paulo Gonella

O pesquisador Paulo Gonella, aluno de doutorado da USP, estava tranquilão olhando o Facebook quando uma descoberta científica caiu no seu colo.

Reginaldo Vasconcelos, entusiasta de orquídeas, havia postado em seu perfil a foto de uma planta encontrada em 2013 perto de Governador Valadares (MG), onde mora.

A planta chamou atenção de Paulo. Ele nunca havia visto aquela planta, e foi até o local para estudá-la.

O resultado foi a classificação da Drosera magnifica, uma planta carnívora que atinge até 1,5 metro de comprimento. O artigo que relata a descoberta foi publicado na revista científica Phytotaxa.

(Continue lendo abaixo)

Drosera magnifica, a planta carnívora mineira descoberta por meio do Facebook

A Drosera magnifica é a segunda maior carnívora das Américas. Em suas folhas, há tentáculos vermelhos e reluzentes cheios de uma substância viscosa e pegajosa que agarra insetos voadores.

"Esta é a primeira vez que uma planta é descoberta por meio de fotografias em uma rede social", disse Andreas Fleischmann, pesquisador alemão que é co-autor do artigo.

Extinção

Mal esta drósera foi descoberta, e já está ameaçada de extinção. Isso porque a espécie só foi encontrada em uma única montanha na região central de Minas, circundada por fazendas de café, plantações de eucalipto e outras espécies invasoras.

"Esperamos que a descoberta de nova espécie de planta tão extraordinária desperte atenção para a necessidade de conservação deste ecossistema tão frágil", disse Paulo Gonella.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: