NOTÍCIAS

Mentira: Palavra ‘swag' significa ‘secretamente nós somos gays'

28/07/2015 16:44 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
Victor Fraile via Getty Images
HONG KONG - JUNE 11: Justin Bieber poses on the red carpet at the Calvin Klein Jeans music event with special appearance from Justin Bieber and performances by Jay Park, Kevin Poon, Joon & Verbal at the Kai Tak Cruise Terminal, Hong Kong, Thursday, June 11, 2015. (Photo by Victor Fraile/Getty Images)

Corre pela web uma história intrigante sobre o estilo swag. O jeito de se vestir popularizado por cantores como Justin Bieber, Jay-Z e Chris Brow caiu nas graças do público, mas também incomoda muita gente. Tanto que inventaram um significado secreto para essa palavra.

Segundo a história espalhada na internet, ‘swag’ é um acrônimo para ‘secretly, we are gay’ (secretamente, nós somos gays) e foi inventada em 1960 por um grupo de homossexuais de Hollywood.

No entanto, é tudo invenção de alguém que simplesmente odeia o estilo. A palavra swag é uma derivação do termo escandinavo ‘swagga’ que foi apropriada pelo idioma inglês no século XIII e, de lá para cá, já foi utilizada em vários contextos.

Geralmente, swag tem sentido de ‘cambalear’, ‘balançar’, o que relembra o andado daqueles que se vestem conforme o estilo. Definida em muitas letras de hip-hop, a palavra está ligada ao jeito despojado de ser, afinal quem segue o swag utiliza roupas bem marcantes.

Entre opiniões e gostos divergentes, prevaleça a verdade: swag não tem um significado secreto inventado por gays da década de 60. Qualquer versão diferente é boato.

Esse texto está publicado no Boatos.org. Clique aqui para entender mais sobre a história.