NOTÍCIAS

23 imagens que ilustram perfeitamente o que é ter depressão (FOTOS)

27/07/2015 20:42 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
Christian Hopkins

Às vezes uma imagem vale mais do que qualquer palavra.

Depois de um diagnóstico de depressão, aos 16 anos, o fotógrafo Christian Hopkins decidiu processar a experiência por trás de uma lente. O resultado é uma série surpreendente de fotos que capturam as nuances pouco compreendidas dessa doença mental. As imagens resumem como é ter depressão, que afeta 350 milhões de pessoas no mundo, na experiência cotidiana da artista.

depression 2

Christian, agora com 22 anos, diz que fotografar como ela se sente é uma forma de catarse para lidar com seus pensamentos depressivos.

"Eu venho usando a fotografia como terapia pois ela me ajuda a lidar com muitas das emoções que eu tinha dificuldade em entender no passado", disse o jovem ao The Huffington Post. "Sempre que eu me sinto controlada por uma emoção em particular e incapaz de pensar ou me concentrar direito, eu tiro essa emoção para fora da minha cabeça e a deixo presa em uma fotografia."

depression 1

Depois de tirar as fotos, ele descobriu que as imagens serviam como desabafo emocional. Elas também serviam um propósito duplo: como recurso educativo para aqueles que não podem compreender com o que as pessoas deprimidas muito frequentemente se deparam.

"Espero que essas fotos sirvam para elucidar os sintomas mais amorfos da depressão, e ao fazer isso, ajudar na compreensão daqueles que - possivelmente até mesmo alguns conhecidos – estão passando por isso", disse o fotógrafo.

A série de fotografias não é a primeira do tipo, mas é uma contribuição bem-vinda em uma discussão muito necessária como essa da doença mental.

Muitos dos que sofrem de distúrbios mentais frequentemente se sentem estigmatizados, fato que as pesquisas indicam como obstáculo à busca pelo tratamento necessário.

Christian espera que transformar a doença em algo tangível seja um bom começo para acabar com esses julgamentos.

depression 3

Ele quer que as fotos transmitam uma sensação na comunidade para quem estiver lidando com esse distúrbio. Eles não estão sozinhos nessa experiência.

E para aqueles que não sabem como é a depressão? Sejam gentis mesmo assim, diz ele.

"Muita gente não entende muito bem o pouco controle que algumas pessoas têm sobre os seus próprios pensamentos e emoções quando sofrem de doença mental", disse a fotógrafa. "Lidar com alguém que tem depressão e ansiedade pode exigir uma grande dose de paciência, mas estas doenças podem ser tratadas, apesar das coisas parecem sem solução. Mesmo sem um efeito imediato ou tangível, o menor gesto de apoio pode fazer uma enorme diferença."

Confira o resto das impressionantes fotos de Christian abaixo:

A depressão em 20 imagens agoniantes

(Tradução: Simone Palma)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.