NOTÍCIAS
22/07/2015 16:39 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Refresque Ideias: Projeto de videoartista do DF transforma geladeira em biblioteca pública para a comunidade

Montagem/Reprodução Facebook

Há quase um ano, uma geladeira no meio da praça da QE 32, em Guará II, no Distrito Federal chama atenção das pessoas e ajuda a comunidade. Em vez de mantimentos, a geladeira guarda livros doados e funciona como uma biblioteca. O projeto batizado de "Refreque Ideias" tem ganhado apoio da comunidade e já funciona em três pontos da cidade.

Responsável pela ideia, o videoartista Lucas Rafael conta que a inspiração veio dos pontos de doação que ficavam em pontos de táxis na cidade. O problema é que os livros ficavam expostos à luz e eram danificados ao longo do tempo. Já a geladeira, é capaz de proteger todo o material. "Eu tinha uma geladeira queimada em casa e já utilizava como depósito de livros. Quando me mudei, pensei em levar para a praça para pessoas que não tinham acesso também aproveitar", conta Lucas.

Segundo o idealizador do projeto, há um retorno muito positivo da comunidade: Todos utilizam a geladeira e ajudam nas doações, já que a região não possui uma biblioteca pública. "Duas geladeiras que instalamos sofreram vandalismo, mas por outro lado foi excelente porque vimos o retorno da comunidade, que nos doaram uma nova. Eles começam a tomar posse do projeto".

Apesar de terem autorização da administração regional do Guará II, o grupo não recebe nenhum subsídio do governo. "Não tem nenhum incentivo financeiro do estado. Existe custo para pintura e tudo mais, mas tudo é bancado por nós, estamos sempre convidando grafiteiros", ele explica. Mesmo assim a ideia do grupo é buscar apadrinhadores. Segundo Lucas, eles estão em contato constante com a Secretaria de Cultura da cidade.

Além do ponto original, o projeto acontece atualmente em mais dois pontos: na praça QE 17, em Guará II e em Samambaia, uma outra região administrativa, onde um coletivo também coordena uma unidade.

Mamá da samambaia colaborando conosco

Posted by Lucas Rafael on Domingo, 10 de agosto de 2014