VIRAL

Bela Gil sugere trocar pasta de dente por cúrcuma e toma bronca de dentistas

20/07/2015 20:09 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02
ReproduçãoFacebook

Bela Gil é um fenômeno da internet. Qualquer coisinha que ela faça é motivo de reações apaixonadas de fãs e detratores.

Lembra da história da marmita?

Na manhã desta segunda (20), Bela fez um post em seu Facebook mostrando sua alternativa natural para escovar os dentes: a cúrcuma, tempero muito usado na comida indiana.

Cúrcuma para escovar os dentes! Melhor do que qualquer pasta de dente por aí (na minha opinião)!!! Anti-séptica, antibió...

Posted by Bela Gil on Segunda, 20 de julho de 2015


Muitos seguidores dentistas ficaram irados com a sugestão, ressaltando o fato de que o flúor é essencial para a remineralização dos dentes e a prevenção de cáries e de doenças na gengiva.

ariela


O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) então se manifestou sobre a sugestão de Bela.

“Sempre alertamos que essas formulações que são feitas com produtos que não têm evidências necessárias podem colocar em risco a saúde da população”, disse Marco Antonio Manfredini, secretário-geral do Crosp, ao G1.

Em resposta às reações dos fãs, Bela fez outra postagem, em que esclareceu que aquela se tratava de uma opinião pessoal.

Gente, não sabia que tinha tanto dentista no mundo! hahaha Nunca quis ofender vcs mostrando uma alternativa a pasta de...

Posted by Bela Gil on Segunda, 20 de julho de 2015


As reações dos leitores persistiram...

andrea

Então, Bela fez um post em seu blog em que enumera alguns estudos a respeito do uso da cúrcuma na saúde bucal. Leia, abaixo, um trecho da postagem:

Parece que eu ofendi profundamente a comunidade odontológica nas redes sociais quando disse que usava cúrcuma no lugar da pasta de dente e achava isso mais saudável por não conter flúor (pois acho o flúor um “porcarito”). Eu já respondi a alguns comentários, escrevi brevemente no facebook sobre a postagem, mas resolvi publicar esse texto com alguns artigos científicos relacionados ao beneficio da cúrcuma na saúde bucal e dentaria para ver se assim, com os tais artigos científicos, muitos possam abrir as suas mentes e quem sabe começar a fazer seus próprios estudos aqui no Brasil!!!

Vale lembrar que o uso do flúor em quantidades adequadas é recomendado pelo Ministério da Saúde .

(Atualizado às 21h56 com inclusão de trecho do blog de Bela Gil)