NOTÍCIAS
09/07/2015 18:21 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:38 -02

Quem são os 'jogadores tóxicos' brasileiros?

Reprodução

Eles são tema de debates em fóruns online e presenciais, um problema para outros jogadores e até mesmo para as produtoras de games. Afinal, você conhece os chamados "jogadores tóxicos"?

Jogadores tóxicos são aqueles que simplesmente não sabem jogar de forma justa e que atrapalham o andamento de uma partida. Eles não muito comuns no moba League of Legends.

Eles trapaceiam, atrapalham uma partida, ofendem outros jogadores, entre outros exemplos de mal comportamento. "O objetivo deles é atrapalhar a diversão dos outros", resume o recifense Victor Carvalho de Albuquerque, formado em Jogos Digitais.

Tais jogadores fazem parte de comunidades de todo o mundo e estão longe de ser um problema banal. Nos Estados Unidos, por exemplo, este comportamento já virou caso de polícia. "Uma menina denunciou à polícia ofensas preconceituosas de jogadores tóxicos em partidas do League of Legends", conta o recifense.

Por aqui, a tensão entre os jogadores ainda não chegou às autoridades -- mas não está longe disto.

"Além de atrapalharem partidas e desobedecerem as regras do jogo apenas por diversão ou competitividade, eles agridem verbalmente os membros da equipe, com ofensas racistas, xenofóbicas, misóginas. Além disso, rola assédio e ameaças", conta Victor, que fez um projeto sobre o comportamento destes jogadores e apresentará uma palestra sobre o tema na Campus Party Recife, no próximo dia 25.

Como acabar com esse problema?

Empresas de jogos MOBA têm utilizado ferramentas para afastar esse tipo de gamer. A Riot, desenvolvedora do League of Legends, por exemplo, começou a banir estes jogadores em partidas ranqueadas. Para os que não ligam para essas partidas, a Riot desligará o chat ao receber denúncia de jogadores.

Os castigos, no entanto, não acabam com o problema. "Hoje, o que se fala é em uma 'ressocialização' destas pessoas. Em vez de bani-los, as empresas criam incentivos pelo bom comportamento", diz Victor.