NOTÍCIAS
01/07/2015 16:43 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

#BeingFemaleInNigeria: Incentivadas por discurso feminista de escritora, mulheres usam o Twitter para contar como é ser mulher na Nigéria

AP Photo

Como é ser mulher no Brasil? E na Nigéria?

Em uma conversa entre um grupo de leitura, algumas mulheres resolveram lançar a hashtag #BeingFemaleInNigeria (ser mulher na Nigéria, em tradução livre), motivadas por uma discussão denominada "Todas devemos ser feministas" no ciclo de palestras TedTalk.

Embora tenha sido proferida há dois anos, a palestra da renomada escritora Chimamanda Ngozie Adichie foi o que motivou a movimentação no Twitter.

"Nós estávamos discutindo o livro, começamos a falar sobre nossas próprias experiências, e então resolvemos que deveríamos levar isso a uma audiência maior", explicou Florence Warmate à CNN.

A iniciativa motivou muitas mulheres a compartilharem experiências que traduzem o que é ser mulher no país africano - e em muitos lugares do mundo, diga-se de passagem.

Para acompanhar todos os tweets, clique aqui.

Quando você sai de um relacionamento ruim e as pessoas lhe dizem: por que você não resistiu?

Os homens nigerianos agora estão tentando culpar o feminismo por #BeingFemaleInNigeria? Em vez do sexismo e do patriarcado?

Uma pessoa me perguntou: por que você quer um PhD? Você não vai conseguir um marido...

Se você fica grávida antes do casamento, você está encrencada. Se você não fica grávida depois do casamento, você está encrencada.

Se você fica grávida antes do casamento, você é inútil. Se você não fica grávida depois do casamento, você é inútil.

Vários locatários me rejeitaram porque, aparentemente, não é adequado que uma mulher viva sozinha.

Minha avó teve que dormir com o corpo do seu marido por três dias, para provar que não o havia matado.

É dar uma gorjeta ao graçom com o SEU dinheiro da SUA bolsa e o garçom agradecer ao seu acompanhante.

Ter que lembrar as pessoas que a Bíblia torna um homem o "chefe da CASA". Não do escritório, das salas de aula e, definitivamente, não das rodovias de Lagos.

Ser mulher na Nigéria significa que em algumas partes do país você pode ser "casada" aos três anos e ser estuprada perpetuamente.

Ser mulher na Nigéria: Onde os ensinamentos morais são destinados às mulheres, pois você sabe que os garotos serão garotos.

Seu marido cozinhou? E você abriu sua boca e comeu? Que tipo de mulher você é?

Se você não vive com seus pais, você é uma vadia.

Seus irmãos podem sair a qualquer hora que desejem, mas como uma mulher, você precisa avisar com duas semanas de antecedência caso não vá chegar às quatro da tarde.

Você é uma mulher, você não pode ser muito esperta, algumas vezes finge que não sabe nada, os homens gostam de mulheres submissas.

Ser mulher na Nigéria basicamente significa que você vai ter que fazer mais para alcançar qualquer coisa próxima do que um homem menos comprometido alcança.

Um homem bateu no meu carro. Eu insisti para que ele arrumasse. "Está vendo, sem anel. Você é muito agressiva. É por isso que ninguém vai casar com você".

Ser mulher na Nigéria significa que você está mais propensa a abrir um negócio do que as mulheres nos EUA.

Ser mulher na Nigéria significa ser cercada por mulheres fortes. Você as vê, as conhece e, muitas vezes, nós somos elas!