NOTÍCIAS
30/06/2015 13:43 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

O que 2 horas a menos de sono podem fazer com o seu rosto?

Que a privação do sono dificulta a nossa capacidade de concentração no trabalho e que nos expõe cada vez mais a níveis elevados de ansiedade e depressão não é novidade. Segundo uma pesquisa recente, além de todos estes malefícios à saúde, uma noite mal dormida pode afetar também a sua aparência -- faz com que rugas, manchas, poros e olheiras se intensifiquem.

A pesquisa foi conduzida pela rede Bensons fod Beds, no Reino Unido, com cerca de 30 mulheres -- incluindo a top model Jodie Kidd. Para o experimento, as participantes foram convidadas a dormir durante cinco dias por oito horas. E, depois, dormir apenas seis horas pelo mesmo período. Para comprovar os dados que seriam coletados, fotos de seus rostos após ambos os períodos foram tiradas.

jodie split

A foto á esquerda mostra Jodie Kidd depois de oito horas de sono. A imagem da direita mostra o rosto da modelo após dormir apenas seis horas por cinco dias.

O resultado? Em média, rugas e linhas de expressão das participantes aumentaram em 45 % quando dormiram apenas seis horas por noite. Manchas também aumentaram em 13 %, enquanto áreas vermelhas aumentaram em 8%. Alguns voluntários ainda tiveram mudanças mais dramáticas, como um aumento de 127% em alguns pontos e um aumento no vermelho áreas em 68%.

LEIA MAIS: 31 dicas que vão ajudar você a dormir melhor esta noite

As fotos abaixo mostram como algumas das outras mulheres se saíram durante o experimento. Em cada uma das imagens, a foto à esquerda mostra a participante após oito horas de sono e a foto à direita após seis horas de sono durante cinco noites cada uma:

jennifer split

lexy townsend

olivia brown

VEJA MAIS:

7 condições do sono